Educação literária no Instagram : mapeamento de perfis, páginas e conteúdos compartilhados
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Data
2023Tipo
Outro título
Literary education on instagram : mapping profiles, pages and shared content
Educación literaria en instagram : mapeo de perfiles, páginas y contenidos compartidos
Assunto
Resumo
Este trabalho assume como objetivo coletar perfis e páginas da rede social Instagram para analisar e refletir criticamente sobre como a educação literária com foco principalmente na literatura infantil é promovida. A coleta de dados realiza-se a partir da perspectiva netnográfica e depois esses dados são organizados em gráficos que caracterizam os perfis e páginas conforme o que publicam e o entendimento que tem da leitura literária. Dos 56 perfis identificados, 11 são perfis pessoais, que mesc ...
Este trabalho assume como objetivo coletar perfis e páginas da rede social Instagram para analisar e refletir criticamente sobre como a educação literária com foco principalmente na literatura infantil é promovida. A coleta de dados realiza-se a partir da perspectiva netnográfica e depois esses dados são organizados em gráficos que caracterizam os perfis e páginas conforme o que publicam e o entendimento que tem da leitura literária. Dos 56 perfis identificados, 11 são perfis pessoais, que mesclam tanto o conteúdo de vida pessoal quanto relacionado à leitura literária, e 45 são páginas vinculadas a projetos. Essa distinção de algum modo caracteriza os conteúdos compartilhados e o modo de interagir com os seguidores, implicando em efeitos de sentido diversoso que se busca exemplificar. A quantidade de conteúdo compartilhado é analisada sob uma perspectiva crítica, pretendendo motivar a reflexão sobre a qualidade da informação, visto que a promoção de uma educação literária não se efetiva sem um processo formativo de mediadores de leitura que pode começar na internet, mas não se reduz ao que nela é publicado. ...
Abstract
This paper aims to collect profiles and pages of the social network Instagram to analyze and critically reflect on how literary education with a focus mainly on children's literature is promoted. The data collection takes place based on the netnographic perspective and then these data are organized into graphs that characterize the profiles and pages according to what they post and their understanding of literary reading. Of the 56 profiles identified, 11 are personal profiles, which mix both p ...
This paper aims to collect profiles and pages of the social network Instagram to analyze and critically reflect on how literary education with a focus mainly on children's literature is promoted. The data collection takes place based on the netnographic perspective and then these data are organized into graphs that characterize the profiles and pages according to what they post and their understanding of literary reading. Of the 56 profiles identified, 11 are personal profiles, which mix both personal life content and content related to literary reading, and 45 are pages linked to projects. This distinction somehow characterizes the shared content and the way of interacting with the followers, implying various effects of meaning that are exemplified. The amount of shared content is analyzed from a critical perspective, intending to motivate reflection on the quality of information, since the promotion of a literary education is not effective without a formative process of reading mediators that can begin onthe Internet, but is not reduced to what is published there. ...
Resumen
Este trabajo asume como objetivo recopilar perfiles y páginas de la red social Instagram para analizar y reflexionar críticamente sobre cómo se promueve la educación literaria centrada principalmente en la literatura infantil. La recogida de datos se realiza desde la perspectiva netnográfica y luego estos datos se organizan en gráficos que caracterizan los perfiles y las páginas según lo que publican y su forma de entender la lectura literaria. De los 56 perfiles identificados, 11 son perfiles ...
Este trabajo asume como objetivo recopilar perfiles y páginas de la red social Instagram para analizar y reflexionar críticamente sobre cómo se promueve la educación literaria centrada principalmente en la literatura infantil. La recogida de datos se realiza desde la perspectiva netnográfica y luego estos datos se organizan en gráficos que caracterizan los perfiles y las páginas según lo que publican y su forma de entender la lectura literaria. De los 56 perfiles identificados, 11 son perfiles personales, que mezclan tanto contenidos de la vidapersonal como contenidos relacionados con la lectura literaria, y 45 son páginas vinculadas a proyectos. Esta distinción caracteriza de alguna manera el contenido compartido y la forma de interactuar con los seguidores, implicando varios efectos de significado que busca ejemplificar. La cantidad de contenidos compartidos se analiza desde una perspectiva crítica, con la intención de motivar la reflexión sobre la calidad de la información, ya que el fomento de la educación literaria no es eficaz sin un proceso de formación de mediadores de lectura que puede comenzar en Internet, pero que no se reduce a lo que allí se publica. ...
Contido em
Revista temas em educação. Vol. 32, n. 1 (2023), p. 1-16, e-rte321202303
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