Navegação Ciências Humanas por Autor "Farenzena, Nalú"
Resultados 21-40 de 51
-
Editorial
Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú; Moschen, Simone Zanon (2011) [Texto de apresentação/encerramento] -
Editorial
Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2014) [Texto de apresentação/encerramento] -
Editorial
Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2014) [Texto de apresentação/encerramento] -
Editorial
Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2014) [Texto de apresentação/encerramento] -
Editorial
Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2013) [Texto de apresentação/encerramento] -
Editorial
Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2014) [Texto de apresentação/encerramento] -
Editorial
Gandin, Luis Armando; Icle, Gilberto; Farenzena, Nalú (2013) [Texto de apresentação/encerramento] -
Educação difusa e relação social
Petitat, André; Nunes, Joselma Duarte Santiago; Farenzena, Nalú (2011) [Artigo de periódico]Os sociólogos, já há algum tempo, tomaram consciência do superinvestimento do qual a escola era o alvo, em detrimento da educação difusa em geral. Essa tomada de consciência traduziu-se por uma diversificação dos objetos ... -
As exigências do Programa Escola 10 na perspectiva dos seus agentes implementadores
Silva, Wellyngton Chaves Monteiro da; Gomes, Maria das Graças Correia; Farenzena, Nalú (2022) [Artigo de periódico]Este artigo é um recorte de pesquisa mais abrangente, de análise da implementação do Programa Escola 10, de Alagoas. A abordagem é qualitativa e abrange entrevistas com agentes da política e pesquisa documental, optando-se ... -
As ideias e a análise de políticas públicas de educação para a população do campo : um olhar a partir da abordagem cognitiva
França, Damiana de Matos Costa; Farenzena, Nalú (2016) [Artigo de periódico]O artigo levanta algumas possibilidades de uso da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas para a compreensão da constituição da educação básica do campo como referencial que integra, na atualidade, a política ... -
Implementação de planos de ações articulados municipais : achados de uma pesquisa de avaliação
Farenzena, Nalú; Rossi, Alexandre José; Machado, Maria Goreti Farias; Batista, Neusa Chaves (2012) [Artigo de periódico]O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de avaliação da implementação de planos de ações articuladas (PAR) numa amostra de 95 municípios dos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no período ... -
Implicações da pandemia da COVID-19 para o financiamento da educação básica
Alves, Thiago; Farenzena, Nalú; Silveira, Adriana Aparecida Dragone; Pinto, Jose Marcelino de Rezende (2020) [Artigo de periódico]O objetivo do presente artigo é estimar impactos da queda da arrecadação tributária para o financiamento da educação básica em virtude dos efeitos econômicos adversos da pandemia da COVID-19. Para tanto, são analisados ... -
Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva
França, Damiana de Matos Costa; Farenzena, Nalú (2018) [Artigo de periódico]O artigo trata da construção do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) no período 2011 a 2014. São analisadas as ideias institucionalizadas que deram origem ao Pronacampo, os atores e os interesses envolvidos, ... -
Nas pegadas do salário-educação : um olhar sobre sua repartição entre esferas de governo
Farenzena, Nalú (2017) [Artigo de periódico]O artigo caracteriza o salário-educação como política de cooperação federativa no financiamento da educação, com base em análise do conteúdo de normas referentes à distribuição de cotas entre entes federativos e dados de ... -
Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da UFRGS: linhas convergentes e paralelas
Luce, Maria Beatriz; Farenzena, Nalú; Peroni, Vera Maria Vidal; Franzói, Naira Lisboa; Gil, Juca (2012) [Artigo de periódico]O texto descreve o Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde sua criação, em 1992, até a atualidade, dando relevo aos âmbitos do ensino, da produção científica, ... -
Panoramas do gasto público e da oferta de educação básica na perspectiva da esfera estadual
Farenzena, Nalú (2012) [Artigo de periódico]O texto traça um panorama da oferta educacional e do financiamento da educação tendo em conta os governos estaduais e as redes estaduais de ensino brasileiros. Esse panorama contém três planos: delimitações das responsabilidades ... -
Pesquisa em políticas educacionais e gestão da educação básica : produções discentes dos programas de pós-graduação em educação da região Sul (2000-2010)
Farenzena, Nalú; Cardoso, Caroline Cristiano (2014) [Artigo de periódico]O objetivo do texto é apresentar um panorama da produção acadêmica discente sobre gestão da educação e políticas educacionais na educação básica dos programas de pós-graduação em educação da região sul do Brasil, considerando ... -
A Política Curricular para a Educação Básica no Estado de Mato Grosso : orientações curriculares : uma análise
Jesus, Roseli Batista de; Farenzena, Nalú (2013) [Artigo de periódico]O artigo apresenta uma discussão sobre a política curricular para a educação básica do estado de Mato Grosso, com base em referencial teórico que trata de currículo, política educacional e análise de política pública, a ... -
A política de fundos e as responsabilidades federativas pela oferta de educação básica
Farenzena, Nalú (2020) [Artigo de periódico]Desde 1997 o Brasil conta com fundos contábeis no financiamento da educação básica, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef, de 1997 a 2006) e o Fundo de Manutenção ... -
Políticas de financiamento da educação na Argentina, no Uruguai e no Brasil (1990–2014)
Farenzena, Nalú; Gil, Juca; Machado, Maria Goreti Farias; Mosna, Rosa Maria Pinheiro (2018) [Artigo de periódico]São analisadas políticas de financiamento da educação da Argentina, do Brasil e do Uruguai, abrangendo comparação entre os países e entre um período de governos progressistas (2003–2014) e a década de 1990, quando foram ...