Navegação Ciências Exatas e da Terra por Autor "Fagundes, Léa da Cruz"
Resultados 1-16 de 16
-
Alterações no contexto escolar : rumo ao desenvolvimento de um Web Currículo
Rosa, Marlusa Benedetti da; Fagundes, Léa da Cruz; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2012) [Artigo de periódico]O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado na área da informática na educação que propõe mediante um estudo experimental gerar indicadores para a constituição de um modelo curricular que integra a tecnologia ... -
Aprendizagem pela cooperação no Programa UCA : percepção dos professores a partir de Projetos de Aprendizagem
Bona, Aline Silva de; Mattos, Eduardo Britto Velho de; Rosa, Marlusa Benedetti da; Pescador, Cristina Maria; Fagundes, Léa da Cruz; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2012) [Artigo de periódico]O presente estudo consiste na análise de relatos de experiências baseados nos depoimentos de professores a respeito de sua prática com Projetos de Aprendizagem desenvolvidos dentro do projeto um computador por aluno – UCA, ... -
Apresentação*
Fagundes, Léa da Cruz; Vicari, Rosa Maria (1999) [Texto de apresentação/encerramento] -
CAVI - Criando Ambientes Virtuais Interativos
Valentini, Carla Beatris; Grings, Eliane Schlemmer; Fagundes, Léa da Cruz; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach (1999) [Artigo de periódico] -
A cooperação e/ou a colaboração no Espaço de Aprendizagem Digital da matemática
Bona, Aline Silva de; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz (2011) [Artigo de periódico]Nesse trabalho apresentamos os resultados parciais da pesquisa-ação de doutorado na qual conceituamos espaço de aprendizagem digital para a matemática valendo-se de elementos fundamentais para a aprendizagem como a cooperação ... -
Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
Bona, Aline Silva de; Schäfer, Patrícia Behling; Fagundes, Léa da Cruz; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2011) [Artigo de periódico]O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio de um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A ... -
Cultura digital e aprendizagem cooperativa
Bona, Aline Silva de; Morais, Anuar Daian de; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz (2012) [Artigo de periódico]O trabalho é uma pesquisa bibliográfica de conceitos importantes para a área da Informática na Educação como: redes, ciberespaço, cibercultura, interação e aprendizagem cooperativa na cultura digital. A base teórica para ... -
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
Morais, Anuar Daian de; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz (2017) [Artigo de periódico]Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a ... -
Educação tecnológica e/na educação matemática : aplicações da matemática elementar na sala de aula ou "focinho de porco não é tomada"
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz; Tarouco, Liane Margarida Rockenbach; Costa, Antonio Carlos da Rocha (1999) [Artigo de periódico] -
Facebook : um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da matemática
Bona, Aline Silva de; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz (2012) [Artigo de periódico]O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa-ação de doutoramento em Informática na Educação Matemática, que define espaço de aprendizagem digital da matemática, como exemplo a rede social Facebook, e aponta a aprendizagem ... -
Gibi digital : uma atividade de matemática desenvolvida cooperativamente no espaço do Facebook
Bona, Aline Silva de; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz (2012) [Artigo de periódico]O artigo é o relato de uma atividade de matemática proposta no espaço de aprendizagem digital escolhido pelos estudantes, do IFRS - Campus Osório, como o Facebook, em 2012. A atividade tem a finalidade de mobilizar os ... -
Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica
Mattos, Eduardo Britto Velho de; Bona, Aline Silva de; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz (2016) [Artigo de periódico]O artigo é uma articulação teórica entre as propostas pedagógicas denominadas Projeto de Aprendizagem e Iniciação Científica aplicados à Educação Básica nas aulas de Matemática, associada a um estudo de caso que faz uso ... -
Intervenções do professor e a aprendizagem de matemática na cultura digital : a proposta pedagógica – uma experiência no 9º ano
Mattos, Eduardo Britto Velho de; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz (2016) [Artigo de periódico]O presente estudo é fruto da investigação sobre intervenções do professor que promovam aprendizagens de matemática na Cultura Digital a partir de Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por estudantes da Educação Básica. ... -
Projetos de aprendizagem : uma experiência mediada por ambientes telemáticos
Fagundes, Léa da Cruz; Aragón, Rosane; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Bittencourt, Juliano de Vargas; Menezes, Crediné Silva de; Monteiro, Valéria Cristina (2006) [Artigo de periódico]Visando oferecer uma alternativa que facilite a utilização da pedagogia de “Projetos de Aprendizagem”, concebeu-se o ambiente telemático AMADIS. As primeiras testagens do Amadis ocorreram no âmbito do Programa ECSIC - ... -
Reflexões sobre a educação a distância na educação matemática
De Bona, Aline Silva; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; Fagundes, Léa da Cruz (2011) [Artigo de periódico]O trabalho pretende possibilitar a reflexão sobre a questão da educação a distância em matemática, não como uma novidade inovadora, mas como uma modalidade que integra o ensino presencial e a distância, e que viabiliza ... -
Reflexões sobre o raciocínio lógico ao aprender a programar no Squeak Etoys
Morais, Anuar Daian de; Fagundes, Léa da Cruz; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo (2013) [Artigo de periódico]Nesse trabalho são analisados dados parciais de uma pesquisa de doutorado que tem como principal interesse investigar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Os dados foram coletados com uma turma de 8ª série ...