Cooperação na complexidade : possibilidades de aprendizagem matemática suportadas por tecnologias digitais
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Tipo
Outro título
Coperation in complexity : oportunities for learning mathematics supported by digital technologies
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio de um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A investigação tem suporte no conceito de cooperação oriundo da perspectiva da Epistemologia Genética de Piaget e da Teoria da Complexidade de Morin, e apresenta como sujeitos estudantes de ensino médio imersos em um espaço digital denominado Espaço de Aprendizagem Digital da Matem ...
O presente trabalho busca abordar o conceito de aprendizagem cooperativa de forma aplicada por meio de um estudo de caso desenvolvido na interface da área da Matemática com as Tecnologias da Informação e Comunicação. A investigação tem suporte no conceito de cooperação oriundo da perspectiva da Epistemologia Genética de Piaget e da Teoria da Complexidade de Morin, e apresenta como sujeitos estudantes de ensino médio imersos em um espaço digital denominado Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática, em que desenvolvem estratégias e resoluções para desafios matemáticos. Os resultados do trabalho apontam para benefícios de processos cooperativos desencadeados no ambiente digital para a aprendizagem dos estudantes. ...
Abstract
This paper aims to discuss the concept of cooperative learning applied through a case study developed in the interface of Mathematics with Information and Communication Technologies. The investigation is supported by the concept of cooperation coming from the perspective of Piaget's Genetic Epistemology and Morin’s Theory of Complexity. Its participants are high school students immersed in a digital space called “Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática”, in which they develop strategies an ...
This paper aims to discuss the concept of cooperative learning applied through a case study developed in the interface of Mathematics with Information and Communication Technologies. The investigation is supported by the concept of cooperation coming from the perspective of Piaget's Genetic Epistemology and Morin’s Theory of Complexity. Its participants are high school students immersed in a digital space called “Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática”, in which they develop strategies and resolutions for math challenges. The results of the study point to benefits of cooperative processes performed in the digital environment for the students’ learning. ...
Contido em
RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 9, n. 2 (2011), 9 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License