Listar Ciencias Exactas y Naturales por autor "Búrigo, Elisabete Zardo"
Mostrando ítems 1-10 de 10
-
Aprender a ensinar : memórias de professoras normalistas
Búrigo, Elisabete Zardo; Peixoto, Fernando Augusto Braun (2018) [Artículo de periódico]O artigo apresenta registros comentados das falas de oito ex-alunas do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, sobresuas memórias do Curso Normal e do início da docência no curso primário, entre os ... -
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
Coutinho, Marluce Albring; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Artículo de periódico]Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir ... -
Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
Santos, Liliane Cristine Chaves; Búrigo, Elisabete Zardo (2022) [Artículo de periódico]O artigo apresenta adiscussão de uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM)com um grupo de alunos daterceirasériedo Ensino Médio de uma escola da rede pública. O episódio integra uma pesquisa qualitativa ... -
Ensino de matemática nas escolas normais primárias francesas, 1830-1848 : desafios sociais e culturais para a formação de professores primários
D’Enfert, Renaud; Búrigo, Elisabete Zardo (2019) [Artículo de periódico]No século XIX, o sistema educacional francês e o próprio ensino estavam organizados segundo as classes sociais às quais os alunos pertenciam: a escola primária constituía a escola do povo e o ensino secundário, a escola ... -
Máquinas e números : traduções de Nicole Picard em Porto Alegre nos anos 1970
Búrigo, Elisabete Zardo; Rosa, Nícolas Giovani da (2021) [Artículo de periódico]O artigo tem como foco leituras, traduções e citações de textos de Nicole Picard realizadas por professoras do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, nos anos 1960 e 1970. As traduções são interpretadas ... -
Quando os números falam mais alto : imposições, consentimentose contestações ao reducionismo curricular
Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Artículo de periódico]As políticas curriculares que atribuem centralidade à Matemática e a Língua Portuguesa sãoreforçadasem tempos de pandemia. Otexto busca retraçar os caminhos pelos quais essa centralidade vemsendo imposta e legitimada, e ... -
Quem são os formadores de professores que ensinam matemática no Rio Grande do Sul?
Perlin, Patrícia; Búrigo, Elisabete Zardo (2021) [Artículo de periódico]O artigo apresenta uma proposta de pesquisa sobre formadores de professores que ensinam Matemática no Rio Grande do Sul. Reflexões sobre formação de professores e debates realizados em fóruns da Sociedade Brasileira de ... -
Saberes matemáticos na formação e na constituição de profissionalidades docentes
Búrigo, Elisabete Zardo; Dalcin, Andréia (2021) [Artículo de periódico] -
Saberes matemáticos nas escolas normais : Brasil, França e Portugal (séculos XIX e XX)
Dalcin, Andréia; Búrigo, Elisabete Zardo (2019) [Artículo de periódico] -
Saias e blusas : invenções para aprender a multiplicar com a matemática moderna
Búrigo, Elisabete Zardo; Rosa, Nícolas Giovani da; Silva, Mayara Becker Oliveira da (2019) [Artículo de periódico]O artigo apresenta uma investigação sobre uma experiência de inovação de ensino de matemática registrada em um caderno de uma aluna que frequentou o segundo ano do curso primário do Instituto de Educação General Flores da ...