Máquinas e números : traduções de Nicole Picard em Porto Alegre nos anos 1970
Data
2021Tipo
Outro título
Machines and numbers : translations of Nicole Picard’s texts in Porto Alegre during the 1970s
Assunto
Resumo
O artigo tem como foco leituras, traduções e citações de textos de Nicole Picard realizadas por professoras do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, nos anos 1960 e 1970. As traduções são interpretadas como evidências de um encontro, por meio de textos, entre professoras que buscavam a renovação do ensino de matemática na escola primária, na França e no Brasil. Dentre os temas abordados, destaca-se o estudo de máquinas como representações de operadores, visando a compr ...
O artigo tem como foco leituras, traduções e citações de textos de Nicole Picard realizadas por professoras do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, nos anos 1960 e 1970. As traduções são interpretadas como evidências de um encontro, por meio de textos, entre professoras que buscavam a renovação do ensino de matemática na escola primária, na França e no Brasil. Dentre os temas abordados, destaca-se o estudo de máquinas como representações de operadores, visando a compreensão das operações numéricas. No contexto do movimento da matemática moderna, o encontro foi favorecido pela valorização partilhada dos métodos ativos, da psicologia piagetiana e da sala de aula como objeto e âmbito de investigação sobre aprendizagem. ...
Abstract
The article focuses on readings, translations, and quotations of Nicole Picard’s texts by teachers at the Instituto de Educação General Flores da Cunha, in Porto Alegre, in the 1960s and 1970s. The translations are interpreted as evidence of an encounter, through texts, between teachers who sought to renew the teaching of mathematics in elementary school, in France, and in Brazil. Among the themes addressed, the study of machines as representations of operators, aiming at the understanding of n ...
The article focuses on readings, translations, and quotations of Nicole Picard’s texts by teachers at the Instituto de Educação General Flores da Cunha, in Porto Alegre, in the 1960s and 1970s. The translations are interpreted as evidence of an encounter, through texts, between teachers who sought to renew the teaching of mathematics in elementary school, in France, and in Brazil. Among the themes addressed, the study of machines as representations of operators, aiming at the understanding of numerical operations, stands out. In the context of the modern mathematics movement, the meeting was favored by the shared valorization of active methods, Piagetian psychology, and the classroom as an object and scope of research on learning. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 46, n. 2 (2021), e112151, 25 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License