Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
Facing ENEM: the discussion of a Mathematics question amonghigh school students
Frente al ENEM: la discusión de una cuestión de Matemáticas entre estudiantes de secundaria
Assunto
Resumo
O artigo apresenta adiscussão de uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM)com um grupo de alunos daterceirasériedo Ensino Médio de uma escola da rede pública. O episódio integra uma pesquisa qualitativa sobre a resolução de questões de matemática do ENEMem um grupo no aplicativo WhatsApp. O referencial teórico mobilizado é o da Educação Matemática Crítica, que diz que a matemática pode ser utilizada como ferramenta de empoderamento para compreender, criticar e mudar a re ...
O artigo apresenta adiscussão de uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM)com um grupo de alunos daterceirasériedo Ensino Médio de uma escola da rede pública. O episódio integra uma pesquisa qualitativa sobre a resolução de questões de matemática do ENEMem um grupo no aplicativo WhatsApp. O referencial teórico mobilizado é o da Educação Matemática Crítica, que diz que a matemática pode ser utilizada como ferramenta de empoderamento para compreender, criticar e mudar a realidade. A pesquisadora é professora da Educação Básica e participou das discussões incentivando os alunos adesenvolvereme avaliaremavalidade de diferentesresoluções. Os diálogos foram registrados em mensagens de texto e áudio. Na análise das interações,foram observados elementos de autonomia no questionamento do enunciado, na proposição e avaliação de soluções,bem como a presença da argumentação, indício de pensamento crítico e reflexivo por parte desses alunos. ...
Abstract
The article presents the discussion of a math question from the National High School Exam (ENEM) with a group of third grade students from a public high school. The episode is part of a qualitative research on the resolution of math questions from the Exam in a group chat on WhatsApp. The theoretical framework used is that of Critical Mathematics Education, which states that mathematics can be used as an empowering tool to understand, criticize and change reality. The researcher is a high schoo ...
The article presents the discussion of a math question from the National High School Exam (ENEM) with a group of third grade students from a public high school. The episode is part of a qualitative research on the resolution of math questions from the Exam in a group chat on WhatsApp. The theoretical framework used is that of Critical Mathematics Education, which states that mathematics can be used as an empowering tool to understand, criticize and change reality. The researcher is a high school teacher and participated in the discussions encouraging the students to develop and evaluate the validity of different resolutions. The dialogues were recorded in text and audio messages. In the analysis of the interactions, elements of autonomy were observed in the questioning of the test statement, in the proposition and evaluation of solutions, as well as the presence of argumentation, an indication of critical and reflective thinking by these students. ...
Resumen
El artículo presenta la discusiónde una pregunta de matemáticas del Examen Nacional deSecundaria(ENEM) con un grupo deestudiantesdetercer gradode una escuela pública. El episodio integra una investigación cualitativa sobre la resolución deproblemas matemáticosdel Examen en ungrupo en el aplicativo WhatsApp. El marco teórico de referencia es la Educación Matemática Crítica, que dice que las matemáticas pueden ser utilizadas como una herramienta de empoderamiento para comprender, criticar y cambi ...
El artículo presenta la discusiónde una pregunta de matemáticas del Examen Nacional deSecundaria(ENEM) con un grupo deestudiantesdetercer gradode una escuela pública. El episodio integra una investigación cualitativa sobre la resolución deproblemas matemáticosdel Examen en ungrupo en el aplicativo WhatsApp. El marco teórico de referencia es la Educación Matemática Crítica, que dice que las matemáticas pueden ser utilizadas como una herramienta de empoderamiento para comprender, criticar y cambiar la realidad. La investigadoraes profesora de secundaria y participó en los debates animando a los alumnos a elaborar y evaluar la validez de las diferentes resoluciones. Los diálogos se grabaron en mensajes de texto y audio. En el análisis de las interacciones, se observaron elementos de autonomía en el cuestionamiento del enunciado, en la proposición y evaluación de soluciones, así como la presencia de la argumentación, indiciodel pensamiento crítico y reflexivo de estos alumnos. ...
Contido em
REnCiMa: Revista de ensino de ciências e matemática. São Paulo. Vol. 13, n. 2 (2022), p. 1-19
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License