Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Borrowing and hauling : negotiations of meanings in the Mathematical Education of youth and adults
Assunto
Resumo
Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir da perspectiva da negociação de significados, conforme proposto por Alan Bishop e Fred Goffree. A discussão travada entre professora e alunas a partir das diferentes concepções de “empréstimo e transporte” traz para o centro do episódio as negociações de sentidos e significa ...
Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir da perspectiva da negociação de significados, conforme proposto por Alan Bishop e Fred Goffree. A discussão travada entre professora e alunas a partir das diferentes concepções de “empréstimo e transporte” traz para o centro do episódio as negociações de sentidos e significados que as interações verbais propiciam entre os sujeitos. A observação participante foi a metodologia adotada para a realização da pesquisa, acompanhada de gravações em áudio das aulas e registros fotográficos dos materiais e das escritas das alunas. O estudo do episódio narrado revela que os sujeitos negociam modos de aplicação do algoritmo escolar de multiplicação e indica complexidades na apropriação da matemática escolar pelos jovens e adultos que retornam à escola. ...
Abstract
This text presents and discusses an episode of negotiation between young and adult students and teacher in a classroom studying the school algorithm of multiplication. The episode is analyzed from the perspective of the negotiation of meanings, as proposed by Alan Bishop and Fred Goffree. The discussion between teacher and students based on the different conceptions of “borrowing and hauling” provides visibility to the negotiations of senses and meanings adjacente to verbal interactions provide ...
This text presents and discusses an episode of negotiation between young and adult students and teacher in a classroom studying the school algorithm of multiplication. The episode is analyzed from the perspective of the negotiation of meanings, as proposed by Alan Bishop and Fred Goffree. The discussion between teacher and students based on the different conceptions of “borrowing and hauling” provides visibility to the negotiations of senses and meanings adjacente to verbal interactions provide between the subjects. Participant observation was the methodology adopted for conducting the research, accompanied by audio recordings of the classes and photographic records of the materials and writings of the students. The study of the narrated episode reveals that the teacher and the students negotiate ways of applying the school multiplication algorithm and indicates complexities in the appropriation of school mathematics by young people and adults. ...
Contido em
Vidya. Santa Maria, RS. Vol. 41, n. 1 (2021), p. 263-277
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42353)Ciências Exatas e da Terra (6316)
Este item está licenciado na Creative Commons License
