Navegação Ciências Exatas e da Terra por Autor "Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda"
Resultados 21-39 de 39
-
Física moderna e contemporânea no ensino médio : elaboração de material didático, em forma de pôster, sobre partículas elementares e interações fundamentais
Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (1999) [Artigo de periódico]Neste trabalho, é apresentado um pôster colorido elaborado em tamanho A1 (84,1 cm x 59,4 cm) que pode ser utilizado como material didático para a incorporação, na formação inicial e continuada de professores, de um tema ... -
Física Quântica no ensino médio : uma análise bakhtiniana de enunciados em livros didáticos de Física aprovados no PNLDEM 2015
Lima, Nathan Willig; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2017) [Artigo de periódico]Neste trabalho, apresentamos uma análise dos enunciados sobre Física Quântica presentes nas quatorze obras de Física aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio em 2015. Utilizamos a Filosofia da Linguagem ... -
Fundamentos da física quântica à luz de um interferômetro virtual de Mach-Zehnder
Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Prado, Sandra Denise; Ricci, Trieste dos Santos Freire (2009) [Artigo de periódico]Neste artigo sustentamos que a dualidade onda-partícula deve ser o conceito central na introdução da física quântica no ensino médio. Do ponto de vista teórico-metodológico, propomos que a “porta de entrada” para o mundo ... -
Incoerências e contradições de políticas públicas para a formação docente no cenário atual de reformulação das diretrizes curriculares nacionais
Deconto, Diomar Caríssimo Selli; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2016) [Artigo de periódico]Diante de um novo cenário de reformas nas políticas públicas de formação docente, formula-se neste trabalho uma análise crítica acerca de um grupo de documentos legais atuais para a formação inicial de professores de Física. ... -
Louis de Broglie’s wave-particle duality : from textbooks’ blackboxes to a chain of reference presentation
Lima, Nathan Willig; Nascimento, Matheus Monteiro; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2020) [Artigo de periódico]We discuss the proposition of wave-particle duality made by Louis de Broglie in the period of 1922-1924 as well as the narratives of undergraduate Physics textbooks that introduce this topic. After a brief discussion on ... -
Marx como referencial para análise de relações entre ciência, tecnologia e sociedade
Lima Júnior, Paulo; Deconto, Diomar Caríssimo Selli; Andrella Neto, Ricieri; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2014) [Artigo de periódico]Ao longo das últimas décadas, a questão das relações entre ciência, tecnologia e sociedade vem se tornando cada vez mais importante para o desenvolvimento de novos currículos e práticas em educação científica. Este trabalho ... -
Métodos quantitativos interpretativos na educação em ciências : abordagens para análise multivariada de dados
Nascimento, Matheus Monteiro; Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2019) [Artigo de periódico]A área de pesquisa em Educação em Ciências ainda sofre influências do positivismo, materializadas no delineamento de estudos tanto quantitativos como qualitativos. Os métodos quantitativos tradicionais se mostram como ... -
A não-modernidade de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências
Lima, Nathan Willig; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2018) [Artigo de periódico]Neste trabalho, propomos a visão não-moderna de Bruno Latour como referencial teórico para fundamentar a Educação em Ciências. Apresentamos os conceitos basilares de sua teoria, partindo da Antropologia Simétrica e suas ... -
Níveis de racionalidade científica compartilhados por futuros professores de física no contexto de uma disciplina sobre o movimento CTS
Deconto, Diomar Caríssimo Selli; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2019) [Artigo de periódico]Este trabalho tem por objetivo estudar o processo de construção de compreensões sobre ciência, no âmbito de discussões sobre a perspectiva CTS, de estudantes de um curso de Licenciatura em Física. Parte-se do conceito de ... -
A ocorrência de ‘fala privada’ entre adultos : uma estratégia analítica para o estudo das funções intrapsicológicas no ensino de ciências
Pereira, Alexsandro Pereira de; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2011) [Artigo de periódico]O presente trabalho apresenta um estudo sobre a fala privada em uma tarefa conduzida por um grupo de licenciandos em Física e mediada por um interferômetro virtual de Mach-Zehnder. O objetivo desse estudo é verificar a ... -
Onda ou partícula? : um estudo das trajetórias ontológicas da radiação eletromagnética em livros didáticos de Física da educação básica
Vazata, Pedro Antônio Viana; Lima, Nathan Willig; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2020) [Artigo de periódico]Neste artigo, partimos de elementos da Sociologia da Ciência de Bruno Latour para analisar atores da Educação em Ciências. De acordo com Latour, a Educação em Ciências participa da rede da Ciência no elo da representação ... -
Um pôster para ensinar física de partículas na escola
Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2001) [Artigo de periódico] -
Uma proposta de análise da produção didática desenvolvida em mestrados profissionais em ensino de ciências
Nascimento, Matheus Monteiro; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2017) [Artigo de periódico]É comum que os cursos de Mestrado Profissional em Ensino exijam de seus alunos o desenvolvimento de um produto educacional como requisito para a conclusão dessa modalidade de ensino. Inúmeros materiais de apoio estão sendo ... -
Speech analysis under a Bakhtinian approach : contributions to research on physics education
Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Nascimento, Matheus Monteiro; Lima, Nathan Willig (2023) [Artigo de periódico][This paper is part of the Focused Collection on Qualitative Methods in PER: A Critical Examination.] Since the beginning of the 21st century, the appropriation of the sociocultural perspective by the physics education ... -
A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física
Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo; Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (2019) [Artigo de periódico]O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento ... -
Sucesso escolar em contextos populares : uma análise a partir do Enem
Nascimento, Matheus Monteiro; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda (2020) [Artigo de periódico]As razões que levam uma criança a ter bom desempenho na escola são muito complexas. As múltiplas formas de configurações familiares fazem com que seja possível, porém estatisticamente improvável, a existência de casos de ... -
Teaching wave-particle complementarity using the Virtual Mach-Zehnder Interferometer
Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ostermann, Fernanda; Netto, Jader da Silva; Lima, Nathan Willig (2020) [Artigo de periódico]We propose the teaching of wave-particle duality mediated by a software called Virtual Mach-Zehnder Interferometer, developed by our research group. We introduce the Dirac’s formalism contextualized on the Mach-Zehnder ... -
Tópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividade
Ostermann, Fernanda; Ferreira, Leticie Mendonca; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda (1998) [Artigo de periódico]Este artigo é dirigido a professores de Física do ensino médio com o objetivo de tratar um tópico de Física Contemporânea - supercondutividade - não só no contexto dos conteúdos trabalhados na escola média, mas também a ... -
Tradição de pesquisa quântica : uma interpretação na perspectiva da epistemologia de Larry Laudan
Ostermann, Fernanda; Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda; Ricci, Trieste dos Santos Freire; Prado, Sandra Denise (2008) [Artigo de periódico]Neste trabalho apresentamos os conceitos centrais da epistemologia de Larry Laudan e analisamos a Física Quântica como um exemplo de tradição de pesquisa – unidade de análise proposta por sua metodologia. Apesar de representar ...