A subvalorização da formação continuada de professores : dos orientadores à articulação do referencial teórico no contexto do mestrado nacional profissional em ensino de física
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Tipo
Outro título
The undervaluation of the continuous formation of teachers : from the advisors to the articulation of the theoretical framework in the context of the national professional master in physics teaching
Assunto
Resumo
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento bakhtiniano, consideramos os mais de 200 trabalhos concluídos até a metade de 2017 como um conjunto de enunciados cujos aspectos verbais e não verbais, expressam diferentes vozes e que respondem e se direcionam a outras enunciações. A análise foi feita por meio de um método misto que ...
O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) surgiu como Mestrado Profissional em rede, focado muito mais no conteúdo de Física do que na formação pedagógica e/ou epistemológica. À luz do pensamento bakhtiniano, consideramos os mais de 200 trabalhos concluídos até a metade de 2017 como um conjunto de enunciados cujos aspectos verbais e não verbais, expressam diferentes vozes e que respondem e se direcionam a outras enunciações. A análise foi feita por meio de um método misto que integra o dispositivo analítico bakhtiniano de Veneu et al. (2015) à análise de correspondência fundamentada em Greenacre (2017). Ao analisar 208 trabalhos apresentados no contexto do MNPEF, encontramos que a articulação do referencial teórico no produto desenvolvido é dependente da formação e do histórico de pesquisa dos orientadores, e que trabalhos orientados por orientadores com formação ou histórico de pesquisa na área se afastam das diretrizes do programa. ...
Abstract
The National Professional Master in Physics Teaching (NPMPT) emerged as a Network Professional Master, degree in network, focused much more on Physics content than on pedagogical and/or epistemological background. In the light of Bakhtin's thought, we envisage more than 200 works completed up until the middle of 2017 as a set of statements whose verbal and non-verbal aspects express different voices, responding anddirecting themselves to other utterances. The analysis was done by means of a mix ...
The National Professional Master in Physics Teaching (NPMPT) emerged as a Network Professional Master, degree in network, focused much more on Physics content than on pedagogical and/or epistemological background. In the light of Bakhtin's thought, we envisage more than 200 works completed up until the middle of 2017 as a set of statements whose verbal and non-verbal aspects express different voices, responding anddirecting themselves to other utterances. The analysis was done by means of a mixed method integrating the Bakhtin's analytical device, proposed by Veneu et al. (2015), to correspondence analysis (GREENACRE, 2017). When analyzing 208 works presented in the context of the NPMPTF, we found that the articulation of the theoretical framework in the developed product is dependent on the formation and research history of the advisors, and that work oriented by supervisors with formation or research history in the area deviates from the program general guidelines. ...
Contido em
Alexandria : revista de educação em ciência e tecnologia. Florianópolis, SC. Vol. 12, n. 2 (nov. 2019), p. 267-291
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License