Navegação Artigos de Periódicos por Assunto "Publicidade"
Resultados 1-20 de 30
-
“Algumas coisas não são muito verdadeiras” : consumo midiático e recepção da publicidade televisiva na infância
(2017) [Artigo de periódico]O objetivo deste trabalho é explorar os hábitos de consumo na televisão e a recepção da publicidade dirigida à criança. Após uma discussão teórica sobre publicidade, recepção e infância, operacionalizamos metodologicamente ... -
Composições do corpo para consumos : uma reflexão interdisciplinar sobre subjetividade
(2015) [Artigo de periódico]Neste artigo discutimos a importância da ambiência midiática e publicitária para a composição de sentidos em torno do corpo. Tal atividade simbólica evidencia-se enquanto um lugar privilegiado de construção do sujeito ... -
Comunicação da marca em realidade aumentada: aplicações em embalagens e rótulos de produtos
(2022) [Artigo de periódico]O artigo debate potencialidades de comunicação das marcas em cenários de Realidade Aumentada (RA), especificamente com aaplicação dessa tecnologia nasuperfície deembalagens e rótulos deprodutos. São apresentados aspectos ... -
Comunicação publicitária no cenário pós-moderno : o exemplo da campanha Life’s for Sharing
(2011) [Artigo de periódico]Este trabalho se propõe a situar a comunicação publicitária no contexto pós-moderno. Inicialmente busca-se delinear as principais características desse cenário a partir de breve resgate das transformações tecnológicas e ... -
A construção e a comunicação das marcas Aliança para Inovação e Pacto Alegre
(2022) [Artigo de periódico]O trabalho versa construção e comunicação das marcas Aliança para Inovação - articulação UFRGS, PUCRS, Unisinos, em ações estruturantes de Ecossistema de Inovação, e Pacto Alegre - primeira entrega da Aliança ao localizar ... -
A contribuição dos estudos culturais para a abordagem da publicidade : processos de comunicação persuasiva e as noções "articulação" e "fluxo"
(2006) [Artigo de periódico]Reconhecida por sua adequação para a abordagem da comunicação a partir da cultura, a perspectiva dos estudos culturais, em suas diversas vertentes, fornece subsídios para a discussão do processo comunicativo, suas práticas ... -
O crédito na publicidade televisiva : supressões, proposições e efeitos subjetivos
(2015) [Artigo de periódico]Apresentamos uma pesquisa sobre a publicidade do crédito que discute seus efeitos na constituição subjetiva, em especial no que concerne às práticas de consumo e endividamento. Analisamos 67 comerciais veiculados na televisão ... -
(Dis)funções da Publicidade e da Propaganda nos campos social, político e ambiental
(2018) [Artigo de periódico]Em tempos de diversidade e mais aceitação de perfis, etnias, gêneros e religiões, este estudo considera a natureza, as funções e a responsabilidade social da Publicidade e da Propaganda para tensionar os conteúdosde anúncios, ... -
Uma interação entre marcas: da censura do comercial do Banco do Brasil na TV aberta à representação da diversidade na postagem do Burger King no Facebook
(2020) [Artigo de periódico]Este texto é o recorte de uma pesquisa iniciada em 2009, com corpus de 126 comerciais veiculados em TV aberta que abordam a temática LGBTQIA+. A pesquisa estrutura-se entre a análise das representações em TV e as repercussões ... -
Juventude e consumo midiático em tempos de convergência : algumas observações
(2018) [Artigo de periódico]Neste artigo são apresentados resultados parciais de duas explorações de campo realizadas no município de Tavares/ Rio Grande do Sul – Brasil. A intenção foi conhecer as práticas relativas ao consumo midiático e uso de ... -
Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: os primeiros passos de uma proposta
(2022) [Artigo de periódico]Tendo em vista a adequação curricular dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda (PP), a partir de diretrizes orientadas pelo Conselho Nacional de Educação, o artigo apresenta uma proposta de instrumento para ... -
Onde bebem os leões : estudo de referências em filmes vencedores do Cannes Lions Festival entre 2007 e 2010
(2013) [Artigo de periódico]É da associação inusitada de contextos que surgem as ideias publicitárias consideradas criativas. Eco (2001) esclarece que o espectador frente a uma comunicação criativa se sente convidado a fruir e recompensado por ... -
O paradoxo publicitário na televisão brasileira : atualizando dissidência de gênero num mundo uniforme
(2018) [Artigo de periódico]O texto problematiza um modelo de corpo como e-lemento fundante da publicidade televisual na relação com a alteridade, tendo como perspectiva teórica a semiótica da cultura. Busca-se problematizar as hegemonias midiáticas ... -
Parte 2 - Quase homem, quase mulher : as repercussões na rede social Facebook de gênero e sexualidade trans da publicidade veiculada na televisão aberta brasileira
(2019) [Artigo de periódico]Este texto é recorte de pesquisa iniciada em 2009, com corpus de 122 comerciais veiculados em TV Aberta, que abordam a temática LGBTQIA+. A pesquisa estrutura-se entre análise das representações em TV e das repercussões ... -
Plataformização da publicidade em ambientes imersivos da realidade virtual: metaversos, marcas e acreditabilidade
(2023) [Artigo de periódico]O artigo aborda a comunicação publicitária em plataformas imersivas da Realidade Virtual (RV). Numa pesquisa teórica e empírica são tensionadas e articuladas reflexões sobre as marcas se apropriarem das características do ... -
O processo de midiatização e o sonho de ser modelo
(2014) [Artigo de periódico]Tendo como base minha tese de doutorado Vivendo um projeto em família: consumo midiático, beleza feminina e o sonho juvenil de ser modelo profissional, que investigou a participação da mídia – e, igualmente, da família – ... -
Psicologia e publicidade : velhos e novos encontros
(2009) [Artigo de periódico]A escassez de discussão e de proposição de novas perspectivas para a interface psicologia/publicidade foi o mote para o trabalho teórico, prático e ético junto ao que chamamos de operadores do consumo, sistematizado em um ... -
Publicidade em jornais : estratégias que instigam o consumo e o lugar do crédito
(2014) [Artigo de periódico]A expansão do consumo e a democratização do crédito podem ser apontadas como desencadeantes de uma economia do endividamento. Como a publicidade do crédito contribui para tal cenário, analisamos a produção discursiva dessa, ... -
Publicidade, imaginário e consumo : anúncios no cotidiano feminino
(2008) [Artigo de periódico]Nesta pesquisa, partimos do seguinte problema: Como o imaginário e o consumo atravessam a relação cotidiana das pessoas com a publicidade? Como elas definem a sua relação com a publicidade, que usos fazem dela, que ... -
A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
(2010) [Artigo de periódico]O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio ...