Plataformização da publicidade em ambientes imersivos da realidade virtual: metaversos, marcas e acreditabilidade
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Tipo
Outro título
Advertising platformisation in virtual reality immersive environments: metaverses, brands and believability
Assunto
Resumo
O artigo aborda a comunicação publicitária em plataformas imersivas da Realidade Virtual (RV). Numa pesquisa teórica e empírica são tensionadas e articuladas reflexões sobre as marcas se apropriarem das características do meio RV – a partir do fenômeno da acreditabilidade – para produzir experiências de comunicação com potenciais consumidores. Além da revisão teórica sobre publicidade e indústrias promocionais, da RV e do conceito de acreditabilidade em ambientes imersivos (metaversos, simulado ...
O artigo aborda a comunicação publicitária em plataformas imersivas da Realidade Virtual (RV). Numa pesquisa teórica e empírica são tensionadas e articuladas reflexões sobre as marcas se apropriarem das características do meio RV – a partir do fenômeno da acreditabilidade – para produzir experiências de comunicação com potenciais consumidores. Além da revisão teórica sobre publicidade e indústrias promocionais, da RV e do conceito de acreditabilidade em ambientes imersivos (metaversos, simuladores e videogames), o artigo faz exercício prático de exploração a uma peça publicitária. Assim, a partir de dados qualitativos, discute-se a plataformização da publicidade em ambientes imersivos, bem como o papel de dimensões da acreditabilidade para estudar a comunicação das marcas em RV. ...
Abstract
This article approaches the advertising communication in immer-sive Virtual Reality (VR). In a theoretical and empirical research, reflections are tensioned and articulated on brands appropriation of VR medium characteristics – based on the phenomenon of believability – to produce communication experi-ences with potential consumers. In addition to theoretical review on advertising and promotional industries, VR and the concept of believability in immersive environments (metaverses, simulators, ...
This article approaches the advertising communication in immer-sive Virtual Reality (VR). In a theoretical and empirical research, reflections are tensioned and articulated on brands appropriation of VR medium characteristics – based on the phenomenon of believability – to produce communication experi-ences with potential consumers. In addition to theoretical review on advertising and promotional industries, VR and the concept of believability in immersive environments (metaverses, simulators, videogames), the article does a practical exercise to explore an advertising case. Based on qualitative data, the platafor-misation in immersive environments is discussed, as well the role of believability dimensions to study brand communication in VR. ...
Contido em
Comunicação, mídia e consumo. São Paulo. Vol. 20, n. 57 (jan./abr. 2023), p. 68-89
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42890)Ciências Sociais Aplicadas (4419)
Este item está licenciado na Creative Commons License
