Jogo ou narrativa? um estudo de Heavy Rain
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Data
2018Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar elementos, lógicas e estruturas em Heavy Rain que apontem se esse produto digital se aproximaria mais das características encontradas em uma narrativa interativa ou daquelas de um jogo narrativo. A partir do referencial teórico, os elementos, assim como suas devidas características, de narrativa e jogo são explorados e descritos a fim de chegar nas categorias para a análise da estrutura de Heavy Rain. Para a análise são usadas como aporte empírico tanto ...
Este estudo tem como objetivo identificar elementos, lógicas e estruturas em Heavy Rain que apontem se esse produto digital se aproximaria mais das características encontradas em uma narrativa interativa ou daquelas de um jogo narrativo. A partir do referencial teórico, os elementos, assim como suas devidas características, de narrativa e jogo são explorados e descritos a fim de chegar nas categorias para a análise da estrutura de Heavy Rain. Para a análise são usadas como aporte empírico tanto a experiência direta com o objeto, como guias escritos e audiovisuais. Na análise se aponta se os elementos de narrativa e jogo estão presentes no objeto e, em caso positivo, quais suas particularidades. Conclui-se que há forte indicação de que Heavy Rain seja melhor descrito como uma narrativa interativa, pois, apesar de compartilhar com jogos diversas características, não preenche todos os requisitos fundamentais descritos a partir de nossa bibliografia. ...
Abstract
This research goal is to identify elements, logics and structures in Heavy Rain which point if this digital product would be closer of the characteristcs found in interactive narratives ou those found in narrative games. From the theories, the game and narrative elements, as so its characteristcs, will be explored and described in order to get to the cathegories to analise Heavy Rain structure. To the analysis we use as empirical support the direct experience with the objetc, and written and au ...
This research goal is to identify elements, logics and structures in Heavy Rain which point if this digital product would be closer of the characteristcs found in interactive narratives ou those found in narrative games. From the theories, the game and narrative elements, as so its characteristcs, will be explored and described in order to get to the cathegories to analise Heavy Rain structure. To the analysis we use as empirical support the direct experience with the objetc, and written and audiovisual guides. In the analysis we point if the elementes of narrative and game are present in the object, and its particularities, if so. We conclude that there is Strong indications that Heavy Rain is best described as an interactive narrative, because although it shares some characteristcs with games, it fails to fulfill all requirements described from our bibliography. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1879)
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