Sequência didática para o ensino de ensaio acadêmico
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de leitura e escrita de ensaios em um curso de Leitura e Escrita Acadêmica dirigido a estudantes estrangeiros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com base em Lea e Street (1998, 2006), Lillis (2001), Motta-Roth (2006) e Zavala (2011), discuto três modelos de ensino de gêneros acadêmicos e justifico o uso da perspectiva de “letramentos acadêmicos” na sequência didática proposta. Em seguida, apresento tarefas que elaborei ...
Este trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de leitura e escrita de ensaios em um curso de Leitura e Escrita Acadêmica dirigido a estudantes estrangeiros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com base em Lea e Street (1998, 2006), Lillis (2001), Motta-Roth (2006) e Zavala (2011), discuto três modelos de ensino de gêneros acadêmicos e justifico o uso da perspectiva de “letramentos acadêmicos” na sequência didática proposta. Em seguida, apresento tarefas que elaborei com vista a promover o reconhecimento e a exploração de práticas de leitura e escrita na academia e o entendimento do lugar do letramento ensaístico nas diferentes áreas de conhecimento. Proponho tarefas para a leitura de um ensaio, a discussão sobre os sentidos do texto, o estudo da referenciação no texto lido e, em especial, o uso do pronome átono como estratégia para referir as diferentes vozes que contribuem para a construção do ponto de vista e da argumentação no ensaio. Finalizo, apresentando, em linhas gerais, o planejamento para a produção escrita do ensaio dos alunos. A sequência didática e a reflexão desenvolvidas neste trabalho trazem contribuições para a discussão sobre o ensino de leitura e escrita de textos valorizados na universidade e para o planejamento de aulas que visem à participação mais confiante de estudantes estrangeiros no contexto acadêmico brasileiro. ...
Abstract
This work proposes a didactic sequence for the teaching of essay reading and writing in a course of Academic Reading and Writing planned for foreign students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Based on Lea and Street (1998, 2006), Lillis (2001), Motta-Roth (2006) and Zavala (2011), three models of academic education are discussed, and the use of the "academic literacies" model is defended for the didactic sequence proposed. Subsequently, tasks designed to foster the recogni ...
This work proposes a didactic sequence for the teaching of essay reading and writing in a course of Academic Reading and Writing planned for foreign students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Based on Lea and Street (1998, 2006), Lillis (2001), Motta-Roth (2006) and Zavala (2011), three models of academic education are discussed, and the use of the "academic literacies" model is defended for the didactic sequence proposed. Subsequently, tasks designed to foster the recognition and exploration of reading and writing practices in the academy and the awareness of the role of essay literacy in different areas of knowledge are presented. Tasks are proposed for the reading of an essay, the discussion about the meanings of the text, the study of referencing in the text, and especially the use of clitic pronouns as a strategy to refer to the different voices that contribute to the construction of the point of view and of the argumentation in the essay. Finally, the main steps for the writing of the students’ essays are presented. The didactic sequence and the reflection developed in this paper contribute to the debate on the teaching of reading and writing texts that are valued in the university and to the planning of lessons aiming at a more confident participation of foreign students in the Brazilian academic context. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1237)
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