Show simple item record

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorGarcia, Matheus de Aguilarpt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:14:03Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190050pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma sequência didática para o ensino de leitura e escrita de ensaios em um curso de Leitura e Escrita Acadêmica dirigido a estudantes estrangeiros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com base em Lea e Street (1998, 2006), Lillis (2001), Motta-Roth (2006) e Zavala (2011), discuto três modelos de ensino de gêneros acadêmicos e justifico o uso da perspectiva de “letramentos acadêmicos” na sequência didática proposta. Em seguida, apresento tarefas que elaborei com vista a promover o reconhecimento e a exploração de práticas de leitura e escrita na academia e o entendimento do lugar do letramento ensaístico nas diferentes áreas de conhecimento. Proponho tarefas para a leitura de um ensaio, a discussão sobre os sentidos do texto, o estudo da referenciação no texto lido e, em especial, o uso do pronome átono como estratégia para referir as diferentes vozes que contribuem para a construção do ponto de vista e da argumentação no ensaio. Finalizo, apresentando, em linhas gerais, o planejamento para a produção escrita do ensaio dos alunos. A sequência didática e a reflexão desenvolvidas neste trabalho trazem contribuições para a discussão sobre o ensino de leitura e escrita de textos valorizados na universidade e para o planejamento de aulas que visem à participação mais confiante de estudantes estrangeiros no contexto acadêmico brasileiro.pt
dc.description.abstractThis work proposes a didactic sequence for the teaching of essay reading and writing in a course of Academic Reading and Writing planned for foreign students at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Based on Lea and Street (1998, 2006), Lillis (2001), Motta-Roth (2006) and Zavala (2011), three models of academic education are discussed, and the use of the "academic literacies" model is defended for the didactic sequence proposed. Subsequently, tasks designed to foster the recognition and exploration of reading and writing practices in the academy and the awareness of the role of essay literacy in different areas of knowledge are presented. Tasks are proposed for the reading of an essay, the discussion about the meanings of the text, the study of referencing in the text, and especially the use of clitic pronouns as a strategy to refer to the different voices that contribute to the construction of the point of view and of the argumentation in the essay. Finally, the main steps for the writing of the students’ essays are presented. The didactic sequence and the reflection developed in this paper contribute to the debate on the teaching of reading and writing texts that are valued in the university and to the planning of lessons aiming at a more confident participation of foreign students in the Brazilian academic context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectAcademic Literaciesen
dc.subjectDidactic Sequenceen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEssayen
dc.subjectReading and Writingen
dc.subjectEnsaio literáriopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleSequência didática para o ensino de ensaio acadêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090719pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record