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dc.contributor.authorWeber, Susana Tyskapt_BR
dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-02T04:10:11Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189871pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou descobrir o que pensam, dizem e expressam as crianças de uma turma de Jardim B em relação à inclusão de um colega com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). A pesquisa teve os seguintes objetivos: evidenciar que estratégias de inclusão ou exclusão aparecem nas interações, nas falas e nas brincadeiras espontâneas das crianças; analisar quais ações pedagógicas são capazes de se refletir em atitudes, gestos e/ou interações que favoreçam a inclusão. A análise das observações e entrevistas apontou que as crianças possuem suas ideias e atribuem significados para a inclusão – um processo dinâmico que se dá no cotidiano e no qual as interações desempenham papel fundamental. O estudo traz ainda algumas considerações acerca da inclusão e os desafios por ela impostos para o professor no cotidiano da educação infantil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPara pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. p. 175-194pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTranstorno global do desenvolvimentopt_BR
dc.titlePercepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantilpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001091329pt_BR


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