Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Resumo
Este estudo buscou descobrir o que pensam, dizem e expressam as crianças de uma turma de Jardim B em relação à inclusão de um colega com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). A pesquisa teve os seguintes objetivos: evidenciar que estratégias de inclusão ou exclusão aparecem nas interações, nas falas e nas brincadeiras espontâneas das crianças; analisar quais ações pedagógicas são capazes de se refletir em atitudes, gestos e/ou interações que favoreçam a inclusão. A análise das observações ...
Este estudo buscou descobrir o que pensam, dizem e expressam as crianças de uma turma de Jardim B em relação à inclusão de um colega com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). A pesquisa teve os seguintes objetivos: evidenciar que estratégias de inclusão ou exclusão aparecem nas interações, nas falas e nas brincadeiras espontâneas das crianças; analisar quais ações pedagógicas são capazes de se refletir em atitudes, gestos e/ou interações que favoreçam a inclusão. A análise das observações e entrevistas apontou que as crianças possuem suas ideias e atribuem significados para a inclusão – um processo dinâmico que se dá no cotidiano e no qual as interações desempenham papel fundamental. O estudo traz ainda algumas considerações acerca da inclusão e os desafios por ela impostos para o professor no cotidiano da educação infantil. ...
Contido em
Para pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. p. 175-194
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5613)Ciências Humanas (1783)
Este item está licenciado na Creative Commons License