Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil
dc.contributor.author | Weber, Susana Tyska | pt_BR |
dc.contributor.author | Corso, Luciana Vellinho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-02T04:10:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/189871 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo buscou descobrir o que pensam, dizem e expressam as crianças de uma turma de Jardim B em relação à inclusão de um colega com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). A pesquisa teve os seguintes objetivos: evidenciar que estratégias de inclusão ou exclusão aparecem nas interações, nas falas e nas brincadeiras espontâneas das crianças; analisar quais ações pedagógicas são capazes de se refletir em atitudes, gestos e/ou interações que favoreçam a inclusão. A análise das observações e entrevistas apontou que as crianças possuem suas ideias e atribuem significados para a inclusão – um processo dinâmico que se dá no cotidiano e no qual as interações desempenham papel fundamental. O estudo traz ainda algumas considerações acerca da inclusão e os desafios por ela impostos para o professor no cotidiano da educação infantil. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Para pensar a educação infantil : políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2017. p. 175-194 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Transtorno global do desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Percepção de crianças que vivenciam um processo inclusivo na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001091329 | pt_BR |
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