Instituições sociais e mercados alimentares tradicionais : barganha, preços, variedade, qualidade e consumo em feiras
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese se situa entre dois campos "emergentes" da sociologia: a sociologia econômica e a sociologia da alimentação. Precisamente, realizamos uma análise da construção social das relações e transações econômicas e das estratégias de negócio, comércio e consumo alimentar em três mercados alimentares distintos: a Feira Central de Campina Grande e a Feira de Caruaru, ambas localizadas na região Agreste nordestina, nos estados da Paraíba e de Pernambuco, respectivamente, e a Feira do Pequeno Prod ...
Esta tese se situa entre dois campos "emergentes" da sociologia: a sociologia econômica e a sociologia da alimentação. Precisamente, realizamos uma análise da construção social das relações e transações econômicas e das estratégias de negócio, comércio e consumo alimentar em três mercados alimentares distintos: a Feira Central de Campina Grande e a Feira de Caruaru, ambas localizadas na região Agreste nordestina, nos estados da Paraíba e de Pernambuco, respectivamente, e a Feira do Pequeno Produtor de Passo Fundo, localizada na região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul. Utilizando-se da metodologia comparada e de uma análise institucionalista focada nos valores sociais e culturais compartilhados pelos atores, defendemos o argumento de que mesmo antes de entrarem em interação e/ou estabelecerem redes de negócio e transação, os atores já compartilham um conjunto de valores sociais e culturais comuns, e estes valores são os responsáveis pela construção dos mercados, das transações e das redes de negócio existentes entre eles. Assim, argumentamos contrariamente à corrente majoritária da sociologia econômica que atribui peso demasiado (quase exclusivo) às redes sociais na construção e reprodução dos mercados. Nosso objetivo foi problematizar a construção do processo de imersão social da economia (embeddedness). Assim, demonstramos como este processo se constrói a partir de alguns valores sociais e culturais que são compartilhados entre os atores (barganha; preço; qualidade e variedade) e que regulam as maneiras pelas quais interagem e trocam economicamente no interior de cada um dos mercados alimentares analisados. ...
Abstract
This thesis is situated between two "emerging" fields of sociology: economic sociology and the sociology of food. Precisely, we analysed the social construction of economic and transactions relations and business strategies, trade and food consumption in three distinct food markets: the Central Fair of Campina Grande and the Caruaru Fair, both located in the north-eastern region of Agreste, in the states of Paraíba and Pernambuco, respectively, and the Fair of the Small Producer of Passo Fundo, ...
This thesis is situated between two "emerging" fields of sociology: economic sociology and the sociology of food. Precisely, we analysed the social construction of economic and transactions relations and business strategies, trade and food consumption in three distinct food markets: the Central Fair of Campina Grande and the Caruaru Fair, both located in the north-eastern region of Agreste, in the states of Paraíba and Pernambuco, respectively, and the Fair of the Small Producer of Passo Fundo, located in the region of the Middle Plateau of Rio Grande do Sul. Through an institutionalist analysis focused on the social and cultural values shared by the actors, we defend the argument that even before they enter into interaction and / or establish business and transaction networks, actors already share a common set of social and cultural values, and these values are responsible for building the markets, transactions, and business networks that exist between them. Thus, we argue contrary to the mainstream of economic sociology that attributes too much (almost exclusively) weight to social networks in the construction and reproduction of markets. Our objective was to problematize the construction of the process of social embeddedness of the economy. Thus, we demonstrate how this process builds on some social and cultural values that are shared among actors (bargaining, price, quality and variety) and regulating the ways in which they interact and exchange economically within each of the food markets analysed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Coleções
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