Ensino de história e imaginação histórica : estudantes e representações do passado em uma escola de Novo Hamburgo
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar a construção de imaginação histórica através de produtos culturais notadamente a mídia televisiva, o cinema e a animação e o impacto das diferentes representações sobre o passado provenientes de uma cultura da informação em demasia no âmbito do Ensino de história. As problemáticas que norteiam este trabalho são: como as diferentes representações sobre o passado às quais os alunos têm acesso fora da escola formal se relacionam na construção da imaginação ...
Este trabalho tem por objetivo investigar a construção de imaginação histórica através de produtos culturais notadamente a mídia televisiva, o cinema e a animação e o impacto das diferentes representações sobre o passado provenientes de uma cultura da informação em demasia no âmbito do Ensino de história. As problemáticas que norteiam este trabalho são: como as diferentes representações sobre o passado às quais os alunos têm acesso fora da escola formal se relacionam na construção da imaginação histórica? Os alunos conseguem diferenciar conhecimentos históricos produzidos por historiadores e produzidos em outros campos de saberes? As diferentes representações visuais têm papel mobilizador na construção da imaginação histórica dos alunos? A investigação se pautou na coleta de dados através da aplicação de questionários e produção de desenho em uma turma de sexto e outra de sétimo ano do Ensino Fundamental e posterior análise visando mapear elementos centrais da imaginação histórica intermediadas por produtos culturais. No processo de análise dos dados coletados foram mobilizadas as seguintes categorias de análise: a noção de temporalidade o ponto de vista histórico e ideológico considerando características como eurocentrismo, visões religiosas, classificações hierárquicas, generalizações, noções geográficas, maniqueísmo histórico e nomenclaturas; o levantamento de efetivas referências a filmes, séries televisivas, animações e telenovelas; a construção dos conceitos de verdade e ficção no conhecimento histórico; carência ou abundância de referências sobre o recorte temporal e a interpretação subjetiva do aluno a partir dos discursos midiáticos. Os resultados principais obtidos estão relacionados com a importância da inserção crítica de mídias no processo de ensino-aprendizagem em história por identificar efetivas construções de imaginário e representações sobre o passado nos discursos e desenhos dos alunos feitos a partir de produções culturais midiáticas. ...
Abstract
This study aims to investigate the construction of historical imagination through cultural products, notably television, cinema and animation and the impact of different representations about the past from an information culture too much in the extent of History teaching. The problems that guide this study are: how do the different representations about the past to which students have access outside formal school relate to the construction of historical imagination? Can students differentiate h ...
This study aims to investigate the construction of historical imagination through cultural products, notably television, cinema and animation and the impact of different representations about the past from an information culture too much in the extent of History teaching. The problems that guide this study are: how do the different representations about the past to which students have access outside formal school relate to the construction of historical imagination? Can students differentiate historical knowledge produced by historians and produced in other areas of knowledge? Do the different visual representations have a mobilizing role in the construction of the students' historical imagination? The research was based on the collection of data through the questionnaires application and drawing production in a sixth and a seventh grade class of elementary school and later analysis aiming to map central elements of the historical imagination intermediated by cultural products. In the process of analysis of collected data the following categories of analysis were mobilized: the notion of temporality; the historical and ideological point of view considering characteristics such as Eurocentrism, religious visions, hierarchical classifications, generalizations, geographical notions, historical Manichaeism and nomenclatures; the collection of effective references to films, television series, animations and soap operas; the construction of concepts of truth and fiction in historical knowledge; lack or abundance of references on the temporal focus and subjective interpretation of the student from the media discourses. The main results obtained are related to the importance of critical media insertion in the teaching-learning process in history by identifying effective imaginary constructions and representations about the past in students' discourses and drawings made from cultural media productions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Ensino de História (59)
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