Avaliação laboratorial de mistura asfáltica reciclada a frio
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho aborda a reciclagem de pavimentos, no tocante da utilização de agregado reciclado, oriundo de procedimentos de conservação realizados na rodovia BR-290/RS, em misturas asfálticas do tipo pré-misturado à frio, com destino a sua utilização em camadas de revestimentos e/ou binder de pavimentos flexíveis em rodovias de baixo fluxo. A partir da revisão bibliográfica que versa sobre a pavimentação de modo geral e especificamente do prémisturado à frio, dando ênfase nos procedimentos de ...
Este trabalho aborda a reciclagem de pavimentos, no tocante da utilização de agregado reciclado, oriundo de procedimentos de conservação realizados na rodovia BR-290/RS, em misturas asfálticas do tipo pré-misturado à frio, com destino a sua utilização em camadas de revestimentos e/ou binder de pavimentos flexíveis em rodovias de baixo fluxo. A partir da revisão bibliográfica que versa sobre a pavimentação de modo geral e especificamente do prémisturado à frio, dando ênfase nos procedimentos de reciclagem utilizados, foram adotados os critérios para a escolha das características desejadas para o projeto. Inicialmente, caracterizaram-se os materiais necessários para a realização do projeto, sendo o agregado basáltico, de mesma origem do agregado reciclado, a emulsão asfáltica de ruptura lenta e as amostras de fresado recolhidas, as quais tiveram maior ênfase de modo a verificar a homogeneidade deste material para diferentes dias e locais. Após, foi definida a granulometria da mistura e realizou-se o procedimento de dosagem Marshall, necessário para a determinação de um teor de projeto, seguindo o indicado nas normas e demais referências bibliográficas. Em seguida, foi definido o teor de projeto e através de um novo procedimento Marshall, determinadas as características de estabilidade, fluência, resistência à tração e módulo de resiliência. Contatou-se, a partir das características volumétricas, o volume de vazios de 18,47%, assim, indicando, em função da permeabilidade existente em misturas com mais de 12%, a sua aplicação em camadas de binder, mas com possibilidade de utilização em camadas de revestimento desde que com a utilização de capa selante. A estabilidade atendeu ao limite mínimo (0,25 kN) exigido em norma, mas atingiu, em média, apenas 27% dos resultados encontrados nos demais estudos pesquisados Os resultados obtidos para a resistência à tração (0,34 MPa), determinada pelo ensaio de compressão diametral, e para o módulo de resiliência (1870 MPa) apresentaram resultados na mesma ordem de grandeza do que se tem encontrado nas misturas recicladas à frio. Desta forma, conclui-se que a mistura produzida está adequada a sua aplicação em camadas de binder e camadas de revestimento, desde que com o correto dimensionamento da estrutura através de métodos mecanísticos-empíricos. A realização de serviços de conservação, principalmente nas operações denominadas “tapa-buraco” é uma possibilidade de utilização do pré-misturado à frio. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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