Avaliação laboratorial de mistura asfáltica reciclada a frio
| dc.contributor.advisor | Nunez, Washington Peres | pt_BR |
| dc.contributor.author | Reis, Filipe Pereira dos | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2019-03-02T02:31:35Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/189225 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho aborda a reciclagem de pavimentos, no tocante da utilização de agregado reciclado, oriundo de procedimentos de conservação realizados na rodovia BR-290/RS, em misturas asfálticas do tipo pré-misturado à frio, com destino a sua utilização em camadas de revestimentos e/ou binder de pavimentos flexíveis em rodovias de baixo fluxo. A partir da revisão bibliográfica que versa sobre a pavimentação de modo geral e especificamente do prémisturado à frio, dando ênfase nos procedimentos de reciclagem utilizados, foram adotados os critérios para a escolha das características desejadas para o projeto. Inicialmente, caracterizaram-se os materiais necessários para a realização do projeto, sendo o agregado basáltico, de mesma origem do agregado reciclado, a emulsão asfáltica de ruptura lenta e as amostras de fresado recolhidas, as quais tiveram maior ênfase de modo a verificar a homogeneidade deste material para diferentes dias e locais. Após, foi definida a granulometria da mistura e realizou-se o procedimento de dosagem Marshall, necessário para a determinação de um teor de projeto, seguindo o indicado nas normas e demais referências bibliográficas. Em seguida, foi definido o teor de projeto e através de um novo procedimento Marshall, determinadas as características de estabilidade, fluência, resistência à tração e módulo de resiliência. Contatou-se, a partir das características volumétricas, o volume de vazios de 18,47%, assim, indicando, em função da permeabilidade existente em misturas com mais de 12%, a sua aplicação em camadas de binder, mas com possibilidade de utilização em camadas de revestimento desde que com a utilização de capa selante. A estabilidade atendeu ao limite mínimo (0,25 kN) exigido em norma, mas atingiu, em média, apenas 27% dos resultados encontrados nos demais estudos pesquisados Os resultados obtidos para a resistência à tração (0,34 MPa), determinada pelo ensaio de compressão diametral, e para o módulo de resiliência (1870 MPa) apresentaram resultados na mesma ordem de grandeza do que se tem encontrado nas misturas recicladas à frio. Desta forma, conclui-se que a mistura produzida está adequada a sua aplicação em camadas de binder e camadas de revestimento, desde que com o correto dimensionamento da estrutura através de métodos mecanísticos-empíricos. A realização de serviços de conservação, principalmente nas operações denominadas “tapa-buraco” é uma possibilidade de utilização do pré-misturado à frio. | pt |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
| dc.title | Avaliação laboratorial de mistura asfáltica reciclada a frio | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001087315 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
| dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
| dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Engenharias (6117)

