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dc.contributor.advisorNunez, Washington Perespt_BR
dc.contributor.authorReis, Filipe Pereira dospt_BR
dc.date.accessioned2019-03-02T02:31:35Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189225pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a reciclagem de pavimentos, no tocante da utilização de agregado reciclado, oriundo de procedimentos de conservação realizados na rodovia BR-290/RS, em misturas asfálticas do tipo pré-misturado à frio, com destino a sua utilização em camadas de revestimentos e/ou binder de pavimentos flexíveis em rodovias de baixo fluxo. A partir da revisão bibliográfica que versa sobre a pavimentação de modo geral e especificamente do prémisturado à frio, dando ênfase nos procedimentos de reciclagem utilizados, foram adotados os critérios para a escolha das características desejadas para o projeto. Inicialmente, caracterizaram-se os materiais necessários para a realização do projeto, sendo o agregado basáltico, de mesma origem do agregado reciclado, a emulsão asfáltica de ruptura lenta e as amostras de fresado recolhidas, as quais tiveram maior ênfase de modo a verificar a homogeneidade deste material para diferentes dias e locais. Após, foi definida a granulometria da mistura e realizou-se o procedimento de dosagem Marshall, necessário para a determinação de um teor de projeto, seguindo o indicado nas normas e demais referências bibliográficas. Em seguida, foi definido o teor de projeto e através de um novo procedimento Marshall, determinadas as características de estabilidade, fluência, resistência à tração e módulo de resiliência. Contatou-se, a partir das características volumétricas, o volume de vazios de 18,47%, assim, indicando, em função da permeabilidade existente em misturas com mais de 12%, a sua aplicação em camadas de binder, mas com possibilidade de utilização em camadas de revestimento desde que com a utilização de capa selante. A estabilidade atendeu ao limite mínimo (0,25 kN) exigido em norma, mas atingiu, em média, apenas 27% dos resultados encontrados nos demais estudos pesquisados Os resultados obtidos para a resistência à tração (0,34 MPa), determinada pelo ensaio de compressão diametral, e para o módulo de resiliência (1870 MPa) apresentaram resultados na mesma ordem de grandeza do que se tem encontrado nas misturas recicladas à frio. Desta forma, conclui-se que a mistura produzida está adequada a sua aplicação em camadas de binder e camadas de revestimento, desde que com o correto dimensionamento da estrutura através de métodos mecanísticos-empíricos. A realização de serviços de conservação, principalmente nas operações denominadas “tapa-buraco” é uma possibilidade de utilização do pré-misturado à frio.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAvaliação laboratorial de mistura asfáltica reciclada a friopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001087315pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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