A competência adquirida no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação de professores das licenciaturas em ciências biológicas, física e química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) : um estudo de caso
Fecha
2018Autor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
A formação de professores e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são dois temas de interesse constante, uma vez que ambos fazem parte do dia-a-dia dos educadores e de todos aqueles preocupados com a qualidade na Educação. Nesta pesquisa são analisados documentos brasileiros de caráter legal que vêm ao encontro dos dois temas, como a LDB, os dois Planos Nacionais de Educação, a Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015 e a proposta da Base ...
A formação de professores e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são dois temas de interesse constante, uma vez que ambos fazem parte do dia-a-dia dos educadores e de todos aqueles preocupados com a qualidade na Educação. Nesta pesquisa são analisados documentos brasileiros de caráter legal que vêm ao encontro dos dois temas, como a LDB, os dois Planos Nacionais de Educação, a Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015 e a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, além das Diretrizes Curriculares Nacionais. Analisaram-se também os Projetos Pedagógicos dos Cursos e currículos de Licenciaturas em Biologia, Física e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cursos objetos dessa pesquisa, e suas contribuições para a aquisição de competências em TDIC na formação dos professores egressos. Como uma proposta de formação, apresenta-se o Projeto UNESCO de ”Padrões de Competência em TIC para Professores”, documento elaborado entre 2007 a 2011, do qual o Brasil é um dos signatários e em vigor até os dias de hoje. A pesquisa traz, em seu referencial teórico, algumas ideias de inovação educacional propostas por Manuel Castells, Pierre Lévy, Jose Manuel Moran e George Siemens, a uma nova maneira de ensinar e aprender na Sociedade da Informação. O método de pesquisa utilizado foi o Estudo de Caso e o instrumento de coleta de dados é um questionário que foi aplicado aos formandos, sujeitos da pesquisa, com o objetivo de saber se os futuros professores, durante a sua formação na Universidade, adquirem competências para o uso das TDIC e, em caso positivo, o que levam para a sala de aula na perspectiva de qualificação do ensino. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Disciplinas como a Biologia, Física e Química apresentam dificuldades aos alunos frente à complexidade dos conhecimentos desenvolvidos e o professor que tiver as competências necessárias, poderá fazer uso das tecnologias para interagir com os alunos num ambiente tecnológico que lhes é familiar, resultando em melhor interação, qualificando o processo de ensino e aprendizagem. As conclusões que podem ser destacadas, decorrentes da análise dos dados coletados são: a) os formandos dos cursos de Biologia e Química adquiriram competência restrita no uso das TDIC durante sua formação, embora afirmem que pretendem utilizar o que aprenderam, informalmente, 5 com colegas, amigos ou em eventos extraclasse, em sala de aula com seus alunos; b) inversamente, identificou-se nos formandos do curso de Física, uma competência ampla, adquirida formalmente, em disciplinas específicas do curso, as quais, junto a outros conhecimentos prévios em tecnologia, pretendem utilizar em sala de aula com seus alunos. ...
Abstract
The training of teachers and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) are two topics of constant interest, since both are part of the daily life of educators and all those concerned with quality in Education. In this research, Brazilian documents of a legal nature are analyzed that meet the two themes, such as the LDB, the two National Education Plans, the Reference Matrix of the National High School Examination (ENEM) of 2015 and the proposal of the Common National ...
The training of teachers and the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) are two topics of constant interest, since both are part of the daily life of educators and all those concerned with quality in Education. In this research, Brazilian documents of a legal nature are analyzed that meet the two themes, such as the LDB, the two National Education Plans, the Reference Matrix of the National High School Examination (ENEM) of 2015 and the proposal of the Common National Base (BNCC) in 2017, in addition to the National Curricular Guidelines. We also analyzed the Pedagogical Projects of the Courses and curricula of Licenciatures in Biology, Physics and Chemistry of the Federal University of Rio Grande do Sul, courses of this research, and their contributions to the acquisition of skills in TDIC in the training of teachers. As a training proposal, the UNESCO Project of "Standards of Competence in ICT for Teachers" is presented, a document elaborated between 2007 and 2011, of which Brazil is one of the signatories and in force until the present day. The research brings, in its theoretical reference, some ideas of educational innovation proposed by Manuel Castells, Pierre Lévy, Jose Manuel Moran and George Siemens, to a new way of teaching and learning in the Information Society. The research method used was the Case Study and the data collection instrument was a questionnaire that was applied to the trainees, subjects of the research, with the purpose of knowing if the future teachers, during their formation in the University, acquire competences to the use of TDICs and, if so, what they take to the classroom in the perspective of qualification of teaching. The methodology used for the data analysis was Discursive Textual Analysis, proposed by Moraes and Galiazzi (2016). Disciplines such as Biology, Physics and Chemistry present difficulties to students in the face of the complexity of the knowledge developed and the teacher who has the necessary skills can make use of the technologies to interact with the students in a technological environment familiar to them, resulting in better interaction, qualifying the process of teaching and learning. The conclusions that can be drawn from the analysis of the collected data are: a) Biology and Chemistry graduates acquired limited competence in the use of TDIC during their formation, although they affirm that they intend to use what they have learned informally with colleagues, friends or in extra-class events, in the classroom with their students; b) Conversely, the students of the Physics course were identified with a broad competence, acquired formally in specific courses of the course, which, together with other prior knowledge in technology, intend to use in the classroom with their students. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Colecciones
-
Multidisciplinario (2563)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License