Tecnologias e ferramentas para elaboração de conteúdos em um ambiente MOOC : estudo de caso a partir de uma formação em tecnologias assistivas
Visualizar/abrir
Data
2018Tipo
Outro título
Technologies and tools for the elaboration of contents in a mooc environment : a case study from a training in assistive technologies
Tecnologías Y herramientas para elaboración de contenidos en un ambiente mooc : estudio de caso a partir de una formación en tecnologías asistivas
Assunto
Resumo
A tecnologia pode ser uma forte aliada na busca por novos conhecimentos. Por meio do uso de ambientes tecnológicos e novas metodologias de ensino é possível tornar o aprendizado mais dinâmico. O objetivo desta pesquisa é apresentar o desenvolvimento de um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) em três ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) diferentes, bem como as ferramentas para desenvolvimento de objetos de aprendizagem possíveis de ser utilizadas em cada AVA com a f ...
A tecnologia pode ser uma forte aliada na busca por novos conhecimentos. Por meio do uso de ambientes tecnológicos e novas metodologias de ensino é possível tornar o aprendizado mais dinâmico. O objetivo desta pesquisa é apresentar o desenvolvimento de um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) em três ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) diferentes, bem como as ferramentas para desenvolvimento de objetos de aprendizagem possíveis de ser utilizadas em cada AVA com a finalidade de adequar ao conceito de MOOC, tornando a aprendizagem mais dinâmica. Um processo para o desenvolvimento de MOOCs independente da área do curso é apresentado e leva em consideração as aprendizagens e os testes realizados nos MOOC desenvolvidos. ...
Abstract
Technology can be a strong ally in the quest for new knowledge. Through the use of technological environments and new teaching methodologies it is possible to make learning more dynamic. The objective of this research is to present the development of a Massive Open Online Course (MOOC) of Assistive Technology (TA) in three different virtual learning environments (AVA), as well as the tools for developing learning objects possible to be used in each AVA in order to adapt to the MOOC concept, mak ...
Technology can be a strong ally in the quest for new knowledge. Through the use of technological environments and new teaching methodologies it is possible to make learning more dynamic. The objective of this research is to present the development of a Massive Open Online Course (MOOC) of Assistive Technology (TA) in three different virtual learning environments (AVA), as well as the tools for developing learning objects possible to be used in each AVA in order to adapt to the MOOC concept, making learning more dynamic. A process for the development of MOOCs independent of the course area is presented and takes into account the learning and the tests carried out in the developed MOOCs. ...
Resumen
La tecnología puede ser una fuerte aliada en la búsqueda de nuevos conocimientos. Por medio del uso de ambientes tecnológicos y nuevas metodologías de enseñanza es posible hacer el aprendizaje más dinámico. El objetivo de esta investigación es presentar el desarrollo de un Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnología Asistiva (TA) en tres ambientes virtuales de aprendizaje (AVA) diferentes, así como las herramientas para el desarrollo de objetos de aprendizaje posibles de ser utilizadas en c ...
La tecnología puede ser una fuerte aliada en la búsqueda de nuevos conocimientos. Por medio del uso de ambientes tecnológicos y nuevas metodologías de enseñanza es posible hacer el aprendizaje más dinámico. El objetivo de esta investigación es presentar el desarrollo de un Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnología Asistiva (TA) en tres ambientes virtuales de aprendizaje (AVA) diferentes, así como las herramientas para el desarrollo de objetos de aprendizaje posibles de ser utilizadas en cada uno AVA con el fin de adecuar al concepto de MOOC, haciendo el aprendizaje más dinámico. Se presenta un proceso para el desarrollo de MOOCs independientes del área del curso y toma en consideración los aprendizajes y las pruebas realizadas en los MOOC desarrollados. ...
Contido em
Revista Observatório. Palmas, TO : Universidade Federal do Tocantins. Vol. 4, n. 3 (maio 2018), p. 361-398
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License