Acessibilidade em interfaces gráficas de objetos de aprendizagem para usuários com baixa visão : uma aplicação no ensino de geometria descritiva
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Data
2018Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O crescente aumento das matrículas de pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino, em um contexto no qual a legislação brasileira impulsiona a educação inclusiva, torna relevante a busca por soluções que atendam às necessidades desses alunos nas suas trajetórias acadêmicas. Os objetos de aprendizagem, que constituem recursos educacionais baseados em meios digitais, são amplamente utilizados em todos os níveis de ensino. Esses materiais, acessados através de computadores ou disposit ...
O crescente aumento das matrículas de pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino, em um contexto no qual a legislação brasileira impulsiona a educação inclusiva, torna relevante a busca por soluções que atendam às necessidades desses alunos nas suas trajetórias acadêmicas. Os objetos de aprendizagem, que constituem recursos educacionais baseados em meios digitais, são amplamente utilizados em todos os níveis de ensino. Esses materiais, acessados através de computadores ou dispositivos móveis, possuem interfaces gráficas de usuário, as quais necessitam ser acessíveis à todos. Sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo principal a proposição de requisitos de projeto dos elementos da interface gráfica de objetos de aprendizagem digitais que possibilitem acessibilidade aos usuários com baixa visão. Para tanto, inicialmente foi realizada uma revisão da literatura, que deu origem à fundamentação teórica. Após, com base no método Design Science Research, o desenvolvimento da pesquisa teve início com a análise dos princípios, diretrizes e orientações de acessibilidade de interfaces para usuários com baixa visão, análise de interfaces com características de acessibilidade para baixa visão e entrevista com usuários, que, em conjunto, deram origem aos requisitos de usuário considerados neste trabalho. Por conseguinte, através da aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD), os requisitos de usuário foram transformados em requisitos de projeto. Finalmente, os requisitos de projeto foram aplicados no protótipo da interface gráfica do objeto de aprendizagem HyperCAL3D, o qual é utilizado no ensino de Geometria Descritiva de diversos cursos de graduação da UFRGS. Em seguida, o protótipo foi testado com usuários com baixa visão, a fim de verificar a aplicação dos requisitos de projeto elaborados. Como resultado da pesquisa, foi proposto um conjunto de requisitos de projeto da interface gráfica de usuário de objetos de aprendizagem que favorecem a acessibilidade para usuários com baixa visão. ...
Abstract
The increasing enrollment of visually impaired people in the regular education system, in a context in which Brazilian legislation promotes inclusive education, makes relevant the search for solutions that meet the needs of these students in their academic trajectories. Learning objects, which are educational resources based on digital media, are widely used at all levels of education. These materials, accessed through computers or mobile devices, have graphical user interfaces, which need to b ...
The increasing enrollment of visually impaired people in the regular education system, in a context in which Brazilian legislation promotes inclusive education, makes relevant the search for solutions that meet the needs of these students in their academic trajectories. Learning objects, which are educational resources based on digital media, are widely used at all levels of education. These materials, accessed through computers or mobile devices, have graphical user interfaces, which need to be accessible to all. Therefore, the present research has as main objective the proposal of design requirements of the elements of the graphic interface of digital learning objects that allow accessibility to users with low vision. To do so, a literature review was initially carried out, which gave rise to the theoretical foundation. Afterwards, based on the Design Science Research method, the development of the research began with the analysis of the principles, guidelines and orientations of accessibility of interfaces for users with low vision, analysis of interfaces with accessibility characteristics for low vision and interview with users, which, together, gave origin to the user requirements considered in this work. Therefore, through the application of Quality Function Deployment (QFD), user requirements have been transformed into design requirements. Finally, the design requirements were applied in the HyperCAL3D prototype, which is a learning object used in the Descriptive Geometry teaching of several undergraduate courses at UFRGS. Then, the prototype was tested with low vision users in order to verify the application of the elaborate design requirements. As a result of the research, a set of graphical user interface design requirements for learning objects that favor accessibility for users with low vision was proposed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)Design (391)
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