Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSteffani, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorHerzog, Zilk Maltapt_BR
dc.date.accessioned2010-03-23T04:14:42Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18793pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve a produção e uso de quatro objetos de aprendizagem informatizados, tipo jogos lógicos, na busca do prazer pelo aprendizado dos conceitos físicos no Ensino Fundamental. Procuramos empregar uma metodologia que promovesse uma aprendizagem significativa através de material potencialmente expressivo de acordo com o desenvolvimento cognitivo do aluno. Roteiros contendo práticas e textos de apoio foram elaborados para o desenvolvimento das atividades e os dividimos em quatro blocos temáticos – Astronomia, Atmosfera, Energia e Hidrosfera. Preparamos versões diferenciadas de textos para alunos e professores. Para os professores utilizamos um embasamento teórico de acordo com os princípios essenciais do cognitivismo e para os alunos priorizamos a contextualização com o cotidiano. Nesse trabalho empregamos, tanto para a produção dos objetos de aprendizagem informatizados quanto para a aplicação da metodologia, as teorias cognitivas de David Ausubel e Jean Piaget. A necessidade de interação e consideração dos conhecimentos prévios do aluno, fundamentais para Ausubel e Piaget, norteou nossa busca de um aprendizado significativo utilizando subsunçores, quando disponíveis, e organizadores prévios configurados em nosso trabalho pelas animações interativas. A implementação da metodologia aconteceu com uma quinta série do Ensino Fundamental do Instituto Estadual Ernesto Alves, de Rio Pardo/RS. Aplicado em forma de projeto, aplicamos um pré-teste no início de cada bloco temático, desenvolvemos a metodologia e finalizamos com um pós-teste como um dos instrumentos de avaliação posterior à nossa prática pedagógica. Os resultados obtidos através das avaliações quantitativas e qualitativas mostraram um ótimo desempenho dos alunos após a aplicação da metodologia e constatamos a forma prazerosa e a motivação em aprender a partir de material lúdico contemplado com objetos de aprendizagem informatizados, inclusive pelo relato realizado pelos próprios alunos. Os objetos educacionais informatizados Astronomia, TV Energia, Atmosfera e Hidrosfera produzidos para esse trabalho estão reunidos em um CD-Rom juntamente com quinze roteiros de atividades apropriados para a prática pedagógica com alunos do Ensino Fundamental. Animações, textos, figuras, instruções para a realização de práticas, códigos fonte dos objetos de aprendizagem informatizados e orientações para a confecção dos objetos convencionais também fazem parte do conteúdo deste CD-Rom.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes the production and use of four objects of learning systems, like games software, in the pursuit of pleasure at learning of physical concepts in elementary school. We tried using a methodology which required a significant learning though material potentially expressive according to the cognitive development of students. Itineraries containing texts and practices were developed to support the development of activities and divided into four thematic bloks – Astronomy, Atmosphere, Hydrosphere and Energy. Prepare different versions of texts for students and teachers. For teachers use a theoretical basis in accordance with the principles of cognitive and essential for students to prioritize contextualization with the daily. In this study used both for the production of objects of computerized learning how to apply the methodology, the theories of cognitive David Ausubel and Jean Piaget. The need for interaction and consideration of previous knowledge of the student, fundamental to Ausubel and Piaget, guided our quest for a meaningful learning using subsunçores, when available, and organizers set in our previous work by interactive animations. The implementation of methodology happened to a fifth grade of Elementar School of the Instituto Estadual Ernesto Alves, from Rio Pardo/RS. Applied-shaped design, use a pre-test at the beginning of each block thematic developed the methodology and finish a post-test as one of the instruments of further evaluation of our educational practice. The results showed an excellent performance of students after the implementation of methodology and found a way pleasurable and motivation in learning from playful covered with material objects of learning systems, including the reporting done by the students themselves. The objects Astronomy educational systems, TV Energy, Atmosphere and Hydrosphere produced for this work are gathered in a CD-ROM along with fifteen tours of activities suitable for teaching practice with students of elementary school. Animations, text, pictures, instructions for the implementation of practices, source code for the objects of learning systems and guidelines for manufacture of conventional objects are also part of the contents of this CD-ROM.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectAtmosferapt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectHidrosferapt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleEnsino de ciências na 5a. série através de software educacional : o despertar para a físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000729958pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples