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dc.contributor.advisorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorMendonça Filho, Euclides José dept_BR
dc.date.accessioned2018-12-11T02:38:07Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/186086pt_BR
dc.description.abstractA prevalência de crianças com atrasos no desenvolvimento é estimada em torno de 16 a 18%, sendo que menos de um terço dessas crianças são identificadas por serviços básicos de saúde. Estima-se que no Brasil a taxa de identificação de crianças com problemas do desenvolvimento é ainda menor uma vez que existe uma lacuna de instrumentos validados e normatizados para crianças de idades entre zero a seis anos de idade. A identificação de atrasos e comprometimentos do desenvolvimento cognitivo de crianças é essencial já que quanto mais cedo houver encaminhamento para intervenção, maiores são os benefícios. A escala cognitiva do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) é composta por 106 itens que avaliam o desempenho em funções como formação de conceitos, simbolização, abstração, percepção, atenção, velocidade de processamento da informação, processamento visoespacial, solução de problemas e memória. O presente estudo objetivou investigar as evidências de validade relacionadas à estrutura interna da escala cognitiva do IDADI e descrever as transformações das estimativas de desenvolvimento cognitivo ao longo das faixas etárias da amostra. 1336 crianças foram avaliadas a partir das respostas das mães aos itens do inventário. Análises de Rasch indicaram consistência interna plenamente satisfatória e ótima discriminação dos participantes. Os itens forneceram uma medida compreensível do traço latente avaliado indicando validade de construto e precisão da escala. As faixas etárias tiveram diferenças significativas com grande tamanho de efeito e análises de agrupamento apontaram para diferentes padrões de associação entre desenvolvimento e idade ao longo do tempo. Deste modo, a escala cognitiva do IDADI se mostrou um instrumento válido e útil capaz de avaliar os diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo infantil.pt_BR
dc.description.abstractThe prevalence of children with developmental delays is estimated to range from 16% to 18%, but less than one-third of these children are identified by their health care providers. In Brazil, underdetection of children with developmental problems is even greater due to the limited number of standardized screening and assessment tools with appropriate normative data. Early detection of delays and disabilities is essential, because the earlier the intervention, the greater the benefit. In order to address this issue, the cognitive scale of the Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI; Dimensional Inventory for Child Development Assessment) was developed. It consists of 106 items that assess, via mother report, cognitive development on symbolization, abstraction, perception, attention, information processing speed, visuospatial processing, problem solving and memory. A sample of 1336 Brazilian children took part on the study. Rasch analysis indicated satisfactory discrimination. Items provided a comprehensive measure of the latent trait indicating construct validity and scale reliability. Age groups had significant differences with large effect size. Cluster analyzes indicated different patterns of association between cognitive development and age over time. Thus, the results point out that the cognitive scale of IDADI can be considered a valid and useful tool, capable to assess the different stages of child cognitive development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectValidadept_BR
dc.subjectValidationen
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectCognitionen
dc.subjectRasch analysisen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.titleEvidências de validade relacionadas à estrutura interna da escala cognitiva do inventário dimensional de avaliação do desenvolvimento infantilpt_BR
dc.title.alternativeValidity evidence based on internal structure of the Cognitive Scale of the Dimensional Inventory for Child Development Assessment en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001078489pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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