A reelaboração de passagens não-idiomáticas do estudo n.10 para violão solo de Marcelo Rauta por meio da colaboração intérprete-compositor
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo a reelaboração de passagens não-idiomáticas do Estudo nº 10 para violão solo de Marcelo Rauta por meio do processo colaborativo. Após a leitura e mapeamento da obra, identificamos excertos que consideramos ser não-idiomáticos, e dado que Rauta não executa o violão, propusemos ao compositor a reelaboração desses por meio da colaboração intérprete-compositor. A partir da bibliografia revisada discutimos o idiomatismo em música e os aspectos da colaboração in ...
A presente pesquisa teve como objetivo a reelaboração de passagens não-idiomáticas do Estudo nº 10 para violão solo de Marcelo Rauta por meio do processo colaborativo. Após a leitura e mapeamento da obra, identificamos excertos que consideramos ser não-idiomáticos, e dado que Rauta não executa o violão, propusemos ao compositor a reelaboração desses por meio da colaboração intérprete-compositor. A partir da bibliografia revisada discutimos o idiomatismo em música e os aspectos da colaboração intérprete-compositor. A investigação se deu em três momentos diferentes: 1) antes, 2) durante e 3) depois da interação com o compositor. No primeiro momento, estudei a obra e organizei minhas sugestões de modificação; em seguida, a fim de atestar se as passagens consideradas por mim como não-idiomáticas eram da mesma forma vistas por outros violonistas, entrevistei três participantes após estudarem a obra por uma semana; e por fim, com o objetivo de realizar o primeiro contato antes da colaboração, realizamos uma entrevista inicial com Rauta. No segundo momento, iniciamos o processo colaborativo – o qual foi dividido em nove etapas, e realizado à distância – onde utilizamos recursos de texto digitalizado, vídeos e fotos para nos comunicarmos de forma produtiva com o compositor. No terceiro momento, a fim de nos inteirar sobre as impressões de Rauta em relação ao processo vivenciado, realizamos uma entrevista final com o mesmo, e por fim, discutimos a relevância dos procedimentos adotados antes da colaboração, e os resultados técnicos e sonoros relativos às duas edições da obra: a edição que preserva o texto original, e a edição criada a partir das modificações realizadas no texto original. O produto final dessa pesquisa constitui-se de uma edição interpretativa, bem como de um registro em áudio e vídeo da primeira performance do Estudo nº 10. ...
Abstract
The present research aims the re-elaboration of passages of Marcelo Rauta’s Study nº 10 for solo guitar through the collaborative process with the composer. From the reading and mapping of the work, we identify excerpts that we consider non-idiomatic, and, since Rauta does not play the guitar, we proposed him the re-elaboration of these passages, through the process of collaboration between performer and composer. From the revised bibliography, we discuss the idiomatism in music and the aspects ...
The present research aims the re-elaboration of passages of Marcelo Rauta’s Study nº 10 for solo guitar through the collaborative process with the composer. From the reading and mapping of the work, we identify excerpts that we consider non-idiomatic, and, since Rauta does not play the guitar, we proposed him the re-elaboration of these passages, through the process of collaboration between performer and composer. From the revised bibliography, we discuss the idiomatism in music and the aspects of the collaboration. The investigation took place in three different moments: 1) before, 2) during and 3) after the interaction with the composer. At first, I studied the work and organized my suggestions for modification. Then, in order to attest if the passages considered by me as non-idiomatic were in the same way seen by other guitarists, I interviewed three participants after studying the work for a week; and finally, in order to make the first contact before the collaboration, we conducted an initial interview with the composer. In the second moment, we began the collaborative process - divided into nine stages, and carried out at a distance – where we used digitized text resources, videos and photos to communicate productively with the composer. In the third moment, in order to find out about Rauta's impressions of the process, we conducted a final interview with him. Finally, we discussed the relevance of the procedures performed before the collaboration, and the technical and sonorous results related to the two editions of the work: the edition that preserves the original text, and the edition created from the modifications made in the original text. The final product of this research consists of an interpretative edition, as well as the audio and video recording of the first performance of Study nº 10. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Música (414)
Este item está licenciado na Creative Commons License