Sobre a consideração de vibrações como estado limite de serviço no projeto de passarelas metálicas
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2018Author
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Abstract in Portuguese
Atualmente, nota-se que as passarelas projetadas estão vencendo vãos cada vez maiores com estruturas cada vez menos robustas. As estruturas mais esbeltas demandam maior atenção nos fenômenos oscilatórios, e não somente aos carregamentos estáticos. As diminuições de massa e de rigidez aproximam a frequência natural de passarelas metálicas com as faixas de frequências modais de ações externas. Portanto, na análise de tais estruturas é importante observar sua suscetibilidade às ações dinâmicas, cu ...
Atualmente, nota-se que as passarelas projetadas estão vencendo vãos cada vez maiores com estruturas cada vez menos robustas. As estruturas mais esbeltas demandam maior atenção nos fenômenos oscilatórios, e não somente aos carregamentos estáticos. As diminuições de massa e de rigidez aproximam a frequência natural de passarelas metálicas com as faixas de frequências modais de ações externas. Portanto, na análise de tais estruturas é importante observar sua suscetibilidade às ações dinâmicas, cujos efeitos podem causar amplitudes de vibração superiores e, consequentemente, aumentam o risco do fenômeno de ressonância, que ocorre se a frequência da ponte coincide com a frequência de excitação, i. e. a frequência do carregamento devido a pedestres ou do vento. Alguns dos principais fatores que restringem o projeto de passarelas, no âmbito dinâmico, são: as frequências naturais, as propriedades de amortecimento, a massa da ponte e o carregamento de pedestres. Os projetistas devem considerar todos os fatores citados, a fim de assegurar o bom comportamento da estrutura. Caso contrário, mudanças na estrutura da passarela ou a adição de amortecedores são alternativas a serem estudadas. No presente trabalho, está esquematizado o panorama geral para o dimensionamento e a análise de vibrações como Estado Limite de Serviço (ELS) de uma passarela para pedestres em estrutura metálica, cuja inspiração geométrica foi a passarela da PUCRS. Todas as etapas de projeto seguiram as regulamentações das Normas Técnicas da ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS) e de manuais técnicos internacionais, que forneceram as diretrizes de cálculo para as verificações de segurança e conforto. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
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