A dialética das imagens e o projeto por cenários : uma articulação teórico-metodológica
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese investiga o campo da imagem como forma de projetar o território urbano. O referencial teórico-metodológico adotado decorre da articulação do imaginário social a partir das visões de Walter Benjamin e Aby Warburg com os cenários pela visão de Paulo Reyes. Com vistas a uma articulação metodológica, busca-se demonstrar a possibilidade de associar os procedimentos de análise do imaginário social aos de síntese do projeto por cenários. A leitura e escrita dos aspectos subjetivos e imaginár ...
Esta tese investiga o campo da imagem como forma de projetar o território urbano. O referencial teórico-metodológico adotado decorre da articulação do imaginário social a partir das visões de Walter Benjamin e Aby Warburg com os cenários pela visão de Paulo Reyes. Com vistas a uma articulação metodológica, busca-se demonstrar a possibilidade de associar os procedimentos de análise do imaginário social aos de síntese do projeto por cenários. A leitura e escrita dos aspectos subjetivos e imaginários da multifacetada realidade urbana, conjugada a um método de planejamento estratégico mais abrangente e plural. mostra-se pertinente às complexidades inerentes à cidade contemporânea. O imaginário social é decifrado através de operações imagéticas que dão a ver e a ler valores, desejos e necessidades coletivas. Ao inverter-se esse procedimento analítico, é possível sintetizar representações a partir de elementos do imaginário, conferindo-lhe caráter projetivo e projetual através do projeto urbano por cenários. A criação de cenários projetuais a partir dos procedimentos de montagem do imaginário social - as "imagens dialéticas" benjaminianas e os mosaicos do "Atlas Mnemosyne" warburguiano- combinados aos dos cenárioso "gráfico de polaridades" reyesiano- permite ampliar e qualificar o processo de leitura-escrita das narrativas por imagens. Mais do que representar, pensar e projetar por cenários é construir imagens que explicitam conflitos no território e promovem um processo projetual mais aberto, flexível e democrático. As complementaridades e analogias na capacidade hermenêutica das imagens são evidenciadas ao serem relacionadas as estruturas narrativas do imaginário social à estratégia projetual do pensamento por cenários. No âmbito da história cultural. o cruzamento de narrativas do imaginário social e do projeto por cenários denota o parentesco de operações dialéticas em que as imagens têm fator fundante tanto em ações analíticas como de sínteses projetuais da cidade. ...
Abstract
This thesis investigates the image field as a way to design the urban territory. The theoretical framework stems from the relationship between the social imaginary from the visions by Walter Benjamin and Aby Warburg and the scenarios, from Paul Reyes' vision. With the aim to a methodological articulation, it seeks to demonstra te the possibility o f associating the analytical procedures o f the social imaginary to those o f synthesis o f the design by scenarios. The reading and writing of the s ...
This thesis investigates the image field as a way to design the urban territory. The theoretical framework stems from the relationship between the social imaginary from the visions by Walter Benjamin and Aby Warburg and the scenarios, from Paul Reyes' vision. With the aim to a methodological articulation, it seeks to demonstra te the possibility o f associating the analytical procedures o f the social imaginary to those o f synthesis o f the design by scenarios. The reading and writing of the subjective and imaginary aspects o f the multifaceted urban reality, articulated to a more comprehensive and pluralistic strategic planning method, is pertinent to the inherent complexities of the contemporary city. The social imaginary is deciphered through operations with images that allow seeing and reading values, desires and collective needs. By inverting the analytical procedure, it is possible to synthesize representations from elements o f the imaginary, giving it a projective and projectual character through the urban design by scenarios. The creation o f design scenarios based on the social imaginary mounting proceduresthe Benjaminian "dialectical images" and the mosaics of the Warburguian "Atlas Mnemosyne"- combined with the scenarios- the Reyesian "polarity map"- allows to enlarge and qualify the processo f reading-writing o f narratives through images. More than representing, thinking and projecting by scenarios is to construct images that make conflicts in the territory explicit and promote a more open, flexible and democratic design process. The complementarities and analogies in the hermeneutic capacity of the images are evidenced when the narrative structures of the social imaginary are related with the projective strategy of the design by scenarios. In the cultural history context, the intersection of narratives of the social imaginary and the design by scenarios denotes the affinity of dialectical operations in which the images have a founding factor in analytical actions so as in projectual syntheses of the city. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (6071)
Este item está licenciado na Creative Commons License