Os Es-Passos da geografia na BNCC : uma análise do 1º ao 6º ano
View/ Open
Date
2018Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese
A presente pesquisa analisa a BNCC, aprovada em 15 de dezembro de 2017, com um recorte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo as lentes voltadas aos componentes curriculares de Geografia que envolvem a Área de Ciências Humanas. Os objetivos do trabalho são de fomento ao debate sobre a Base Nacional e de reconhecimento das políticas públicas. Verificando se as habilidades de Geografia que compõem a BNCC tem respaldo para os anos posteriores, além de verificar e discutir a implementaç ...
A presente pesquisa analisa a BNCC, aprovada em 15 de dezembro de 2017, com um recorte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo as lentes voltadas aos componentes curriculares de Geografia que envolvem a Área de Ciências Humanas. Os objetivos do trabalho são de fomento ao debate sobre a Base Nacional e de reconhecimento das políticas públicas. Verificando se as habilidades de Geografia que compõem a BNCC tem respaldo para os anos posteriores, além de verificar e discutir a implementação da Geografia nos Anos Iniciais. Os cursos de Pedagogia, de forma geral, apresentam em suas arquiteturas curriculares os ensinos da Geografia de forma incipiente e isso repercute para dentro da docência dos formandos. Para além há cada vez um maior leque de documentos pautando os currículos escolares. Documentações de paginações extensas com o intuito de auxiliar, mas que muitas vezes sequer são folheadas. Por meio deste trabalho apresento em linhas gerais a BNCC, com o enfoque na Geografia, um dos documentos mais importantes atualmente na área educacional. Tal documento alterará toda a modelagem atual da formação pedagógica e da educação escolar. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License