Frente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aula
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho propõe um olhar sobre os temas da participação e do protagonismo do aluno em sala de aula a partir de algumas lentes teóricas consideradas fundamentais para o entendimento desses temas. A análise é feita a partir de três recortes: o do processo de ensino como um todo na sala de aula, o do ensino de Língua Portuguesa e sua função reflexivo-social na formação extraescolar do aluno e o do papel específico do professor como formador crítico. Essa pesquisa foi motivada pelas refl ...
O presente trabalho propõe um olhar sobre os temas da participação e do protagonismo do aluno em sala de aula a partir de algumas lentes teóricas consideradas fundamentais para o entendimento desses temas. A análise é feita a partir de três recortes: o do processo de ensino como um todo na sala de aula, o do ensino de Língua Portuguesa e sua função reflexivo-social na formação extraescolar do aluno e o do papel específico do professor como formador crítico. Essa pesquisa foi motivada pelas reflexões a partir da trajetória acadêmica simultânea com a prática docente da autora. A naturalização de algumas reproduções da escola tradicional em relação ao silenciamento do aluno foram apontadas como problemáticas tendo em vista as ideias e os conceitos de educação crítica e autonomia do aluno. Este trabalho analisa, por meio de revisão bibliográfica, de que maneira questões como protagonismo, participação, desenvolvimento crítico e pertencimento ao ambiente da sala de aula aparecem e são tratadas por estudiosos da docência, pensando como a escola, em suas diversas circunstâncias, pode desdobrar-se como ambiente possibilitador ou silenciador do aluno enquanto atuante na própria formação educacional. ...
Abstract
The present work proposes an inspection regarding the themes of students’ participation and protagonism in the classroom through some theoretical lenses considered fundamental for the understanding of these themes. The analysis is done through three angles: the process of teaching in the classroom as a whole, the Portuguese language teaching and its reflexive-social function in the student’s out-of-school education, and the specific role of the teacher as a critical trainer. This research was m ...
The present work proposes an inspection regarding the themes of students’ participation and protagonism in the classroom through some theoretical lenses considered fundamental for the understanding of these themes. The analysis is done through three angles: the process of teaching in the classroom as a whole, the Portuguese language teaching and its reflexive-social function in the student’s out-of-school education, and the specific role of the teacher as a critical trainer. This research was motivated by the reflections obtained from the author’s academic trajectory and teaching practice, which occurred simultaneously. The naturalization of some reproductions from traditional schools, in relation to the silencing of the student, was pointed out as a problematic, taking into consideration the ideas and concepts of critical pedagogy and student’s autonomy. This work analyses, through bibliographical review, in which manner matters such as protagonism, participation, critical development and belonging in the classroom’s environment appear and are dealt by teaching scholars, reflecting how the school, in its various circumstances, can unfold as an environment that silences or enables the student, who performs an active role in its own education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1211)
Este item está licenciado na Creative Commons License