Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchulz, Liapt_BR
dc.contributor.authorRoldão, Larissa dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-09-26T02:34:51Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182786pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe um olhar sobre os temas da participação e do protagonismo do aluno em sala de aula a partir de algumas lentes teóricas consideradas fundamentais para o entendimento desses temas. A análise é feita a partir de três recortes: o do processo de ensino como um todo na sala de aula, o do ensino de Língua Portuguesa e sua função reflexivo-social na formação extraescolar do aluno e o do papel específico do professor como formador crítico. Essa pesquisa foi motivada pelas reflexões a partir da trajetória acadêmica simultânea com a prática docente da autora. A naturalização de algumas reproduções da escola tradicional em relação ao silenciamento do aluno foram apontadas como problemáticas tendo em vista as ideias e os conceitos de educação crítica e autonomia do aluno. Este trabalho analisa, por meio de revisão bibliográfica, de que maneira questões como protagonismo, participação, desenvolvimento crítico e pertencimento ao ambiente da sala de aula aparecem e são tratadas por estudiosos da docência, pensando como a escola, em suas diversas circunstâncias, pode desdobrar-se como ambiente possibilitador ou silenciador do aluno enquanto atuante na própria formação educacional.pt_BR
dc.description.abstractThe present work proposes an inspection regarding the themes of students’ participation and protagonism in the classroom through some theoretical lenses considered fundamental for the understanding of these themes. The analysis is done through three angles: the process of teaching in the classroom as a whole, the Portuguese language teaching and its reflexive-social function in the student’s out-of-school education, and the specific role of the teacher as a critical trainer. This research was motivated by the reflections obtained from the author’s academic trajectory and teaching practice, which occurred simultaneously. The naturalization of some reproductions from traditional schools, in relation to the silencing of the student, was pointed out as a problematic, taking into consideration the ideas and concepts of critical pedagogy and student’s autonomy. This work analyses, through bibliographical review, in which manner matters such as protagonism, participation, critical development and belonging in the classroom’s environment appear and are dealt by teaching scholars, reflecting how the school, in its various circumstances, can unfold as an environment that silences or enables the student, who performs an active role in its own education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectParticipationen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProtagonismen
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subjectPortuguese Languageen
dc.subjectCritical pedagogyen
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleFrente ao trono do estudar : participação, protagonismo e educação crítica na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001077537pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples