Estratégias utilizadas por estudantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho apresentará uma análise de algumas questões referentes à prova de matemática do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, avaliando quais as competências e as habilidades, apresentadas na sua Matriz de Referência, que correspondem às estratégias de solução realizadas pelos estudantes em relação à maneira como as questões são apresentadas. Uma vez averiguado quais os itens correspondentes a cada questão, almejo, com essa proposta, investigar se os estudantes conseguem identificar e se d ...
O trabalho apresentará uma análise de algumas questões referentes à prova de matemática do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, avaliando quais as competências e as habilidades, apresentadas na sua Matriz de Referência, que correspondem às estratégias de solução realizadas pelos estudantes em relação à maneira como as questões são apresentadas. Uma vez averiguado quais os itens correspondentes a cada questão, almejo, com essa proposta, investigar se os estudantes conseguem identificar e se dominam os itens selecionados. Ou seja, minha pesquisa consiste em analisar se estão preparados, em termos de conhecimento matemático, para solucionar as questões propostas nesse exame. Para isso, pretendo identificar quais os temas e descritores serão necessários para solucionar as questões do ENEM e quais realmente são utilizados pelos alunos. O processo ocorrerá através de um projeto pré-ENEM desenvolvido com estudantes do Ensino Médio para trabalhar algumas questões presentes na primeira versão da prova do ENEM de 2009 de matemática e as questões-modelo disponíveis no site do Ministério da Educação. Optei por esse tema devido à reformulação de sua proposta que, além de ser utilizado como critério de seleção para concorrer a bolsas do Programa Universidade para todos, agora também poderá ser utilizada como prova unificada nos processos seletivos de algumas universidades públicas federais. Embora anseie que esse trabalho possa ser utilizado como mais um instrumento de investigação do conhecimento que a escola está disponibilizando ao aluno, acredito que essa proposta, sendo ela voltada para análise de respostas a situações problemas apresentadas na prova de matemática do ENEM desenvolvidas pelos estudantes, contribuirá ao menos para avaliar se eles possuem ferramentas necessárias para solucionar as questões. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (405)
Este item está licenciado na Creative Commons License