Arquiteturas efêmeras de jogo na educação infantil : crianças e arte contemporânea
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre. Diante desse problema, foram estabelecidos três objetivos, sendo eles: discutir a respeito das possíveis relações entre os campos de experiência e o trabalho com arte contemporânea na Educação Infantil; refletir a respeito das possibilidades de simb ...
O presente trabalho de conclusão de curso buscou entender quais as possibilidades envolvidas em arquiteturas efêmeras de jogo para crianças pequenas, inspiradas em instalações de arte contemporânea em uma Escola de Educação Infantil em Porto Alegre. Diante desse problema, foram estabelecidos três objetivos, sendo eles: discutir a respeito das possíveis relações entre os campos de experiência e o trabalho com arte contemporânea na Educação Infantil; refletir a respeito das possibilidades de simbolismo e jogo, presentes nas experiências vivenciadas por crianças em propostas com arquiteturas de jogo; analisar a documentação fotográfica, vídeos e anotações a respeito dos momentos vivenciados pelas crianças, durante o processo de interação com as propostas e seus pares. O percurso metodológico da investigação é pautado teoricamente na pesquisa-ação. Metodologicamente, foram propostas sete sessões de arquiteturas de jogo inspiradas em instalações de arte contemporânea para um grupo de crianças de 2 a 5 anos. As análises foram organizadas mediante três situações recorrentes nas sessões: as relações estabelecidas entre as crianças, seus pares e os objetos; as relações estabelecidas entre as crianças e os objetos; e as relações entre as crianças e seus pares. Estas relações são apresentadas por meio de foto-ensaios, os quais, representam essas unidades através de narrativas visuais sobre os processos de investigação, brincadeira e descobertas das crianças. Evidenciando a potencialidade envolvida nesse trabalho, foi possível perceber que as arquiteturas se caracterizam como um espaço para o jogo simbólico e para o exercício do protagonismo infantil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License