Os princípios da pedagogia montessoriana nas práticas pedagógicas da educação infantil na escola girassol
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente estudo versa sobre as contribuições dos princípios do Método Montessoriano na Educação Infantil da Escola Girassol, visando objetivar como pontos de análise o ambiente/espaço, os materiais e a ação da professora. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudo de caso detalhado, em que foram efetuadas 20 horas de observação em duas turmas da Educação Infantil: Jardim A e Maternal I, sendo 4 horas efetuadas em cinco dias: três dias no Jardim A e dois dias no Maternal I. A ...
O presente estudo versa sobre as contribuições dos princípios do Método Montessoriano na Educação Infantil da Escola Girassol, visando objetivar como pontos de análise o ambiente/espaço, os materiais e a ação da professora. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudo de caso detalhado, em que foram efetuadas 20 horas de observação em duas turmas da Educação Infantil: Jardim A e Maternal I, sendo 4 horas efetuadas em cinco dias: três dias no Jardim A e dois dias no Maternal I. Além disso, foram entrevistadas a professora referência do Maternal I e a coordenadora da Educação Infantil. Por fim, a partir desta pesquisa, busco trazer reflexões sobre o Método Montessoriano e reafirmar algumas de suas contribuições para a Educação Infantil. Considerando que a partir das análises, foi possível pensar sobre os princípios que regem a Escola Girassol, como o espaço e o ambiente arquitetado no método em questão, e também trazer reflexões significativas referentes aos princípios Montessorianos que norteiam a Escola Girassol, como a interação e o brincar a partir da DCNEI (2009). ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License