A cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramento
Visualizar/abrir
Data
2017Tipo
Outro título
The color of time on the progression of letters : notes between black and white on the passage from orality to literacy
El color del tiempo en el progreso de las letras : notas entre el blanco y el negro
Assunto
Resumo
A partir da experiência junto a professores alfabetizadores de escolas de ensino fundamental do Rio Grande do Sul, propomos uma discussão com o objetivo de conferir visibilidade a uma trama, aparentemente invisível, entre tempo e a passagem da oralidade ao letramento. Como modo de fotografar o cotidiano da escola e destacar diferentes matizes de uma cor não dicionarizável, a cor do tempo, aliamos esta reflexão ao tempo de compreender – conceito de Lacan acerca do tempo lógico –, lentes de ver q ...
A partir da experiência junto a professores alfabetizadores de escolas de ensino fundamental do Rio Grande do Sul, propomos uma discussão com o objetivo de conferir visibilidade a uma trama, aparentemente invisível, entre tempo e a passagem da oralidade ao letramento. Como modo de fotografar o cotidiano da escola e destacar diferentes matizes de uma cor não dicionarizável, a cor do tempo, aliamos esta reflexão ao tempo de compreender – conceito de Lacan acerca do tempo lógico –, lentes de ver que permitiram propor a queda da lógica binária alfabetizado ou não alfabetizado na escola. O acolhimento de uma lógica ternária, um tempo de passagem em que se está alfabetizado e não alfabetizado ao mesmo tempo, propicia evidenciar um processo em curso rumo à posição letrada, abordagem que leva em conta a singularidade e o desejo no processo de letramento. ...
Abstract
Based on the experience with literacy teachers from Rio Grande do Sul elementary schools, we aim to make visible an apparently invisible thread between time and passage from orality to literacy. As a way of photographing the school daily life and emphasizing different shades of a non-dictionary registered color, the color of time, we combine this reflection with the time of understanding – Lacan’s concept of logical time – lenses to see, which allowed the proposal of the fall of the school’s bi ...
Based on the experience with literacy teachers from Rio Grande do Sul elementary schools, we aim to make visible an apparently invisible thread between time and passage from orality to literacy. As a way of photographing the school daily life and emphasizing different shades of a non-dictionary registered color, the color of time, we combine this reflection with the time of understanding – Lacan’s concept of logical time – lenses to see, which allowed the proposal of the fall of the school’s binary logic of alphabetization or non-alphabetization (as they are studied in Brazil). The welcoming of a ternary logic, a time of passage in which one is simultaneously in the state of alphabetization and non-alphabetization, helps to evidence an ongoing process towards the literate position, an approach that considers the uniqueness and the desire in the process of literacy. ...
Resumen
A partir de la experiencia junto a profesores alfabetizadores de escuelas de enseñanza primaria de Rio Grande do Sul, proponemos una discusión con el objetivo de conferir visibilidad a una trama, aparentemente invisible, entre tiempo y el paso de la oralidad al letramiento. Como modo de fotografiar el cotidiano de la escuela y destacar diferentes matices de un color no diccionarizable, el color del tiempo, aliamos esta reflexión al tiempo de comprender – concepto de Lacan acerca del tiempo lógi ...
A partir de la experiencia junto a profesores alfabetizadores de escuelas de enseñanza primaria de Rio Grande do Sul, proponemos una discusión con el objetivo de conferir visibilidad a una trama, aparentemente invisible, entre tiempo y el paso de la oralidad al letramiento. Como modo de fotografiar el cotidiano de la escuela y destacar diferentes matices de un color no diccionarizable, el color del tiempo, aliamos esta reflexión al tiempo de comprender – concepto de Lacan acerca del tiempo lógico –, lentes de ver que permitieron proponer la caída de la lógica binaria alfabetizado o no alfabetizado en la escuela. El acogimiento de una lógica ternaria, un tiempo de paso en el que se está alfabetizado y no alfabetizado a la vez, propicia evidenciar un proceso en curso rumbo a la posición letrada, abordaje que lleva en cuenta la singularidad y el deseo en el proceso de letramiento. ...
Contido em
Revista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Estados Unidos: Arizona State University, 2017. Vol. 25, n. 99 (sept 2017), p. 1-18
Origem
Estrangeiro
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License