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dc.contributor.authorFröhlich, Cláudia Becharapt_BR
dc.contributor.authorMoschen, Simone Zanonpt_BR
dc.date.accessioned2018-09-11T02:28:43Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1068-2341pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181768pt_BR
dc.description.abstractA partir da experiência junto a professores alfabetizadores de escolas de ensino fundamental do Rio Grande do Sul, propomos uma discussão com o objetivo de conferir visibilidade a uma trama, aparentemente invisível, entre tempo e a passagem da oralidade ao letramento. Como modo de fotografar o cotidiano da escola e destacar diferentes matizes de uma cor não dicionarizável, a cor do tempo, aliamos esta reflexão ao tempo de compreender – conceito de Lacan acerca do tempo lógico –, lentes de ver que permitiram propor a queda da lógica binária alfabetizado ou não alfabetizado na escola. O acolhimento de uma lógica ternária, um tempo de passagem em que se está alfabetizado e não alfabetizado ao mesmo tempo, propicia evidenciar um processo em curso rumo à posição letrada, abordagem que leva em conta a singularidade e o desejo no processo de letramento.pt_BR
dc.description.abstractBased on the experience with literacy teachers from Rio Grande do Sul elementary schools, we aim to make visible an apparently invisible thread between time and passage from orality to literacy. As a way of photographing the school daily life and emphasizing different shades of a non-dictionary registered color, the color of time, we combine this reflection with the time of understanding – Lacan’s concept of logical time – lenses to see, which allowed the proposal of the fall of the school’s binary logic of alphabetization or non-alphabetization (as they are studied in Brazil). The welcoming of a ternary logic, a time of passage in which one is simultaneously in the state of alphabetization and non-alphabetization, helps to evidence an ongoing process towards the literate position, an approach that considers the uniqueness and the desire in the process of literacy.en
dc.description.abstractA partir de la experiencia junto a profesores alfabetizadores de escuelas de enseñanza primaria de Rio Grande do Sul, proponemos una discusión con el objetivo de conferir visibilidad a una trama, aparentemente invisible, entre tiempo y el paso de la oralidad al letramiento. Como modo de fotografiar el cotidiano de la escuela y destacar diferentes matices de un color no diccionarizable, el color del tiempo, aliamos esta reflexión al tiempo de comprender – concepto de Lacan acerca del tiempo lógico –, lentes de ver que permitieron proponer la caída de la lógica binaria alfabetizado o no alfabetizado en la escuela. El acogimiento de una lógica ternaria, un tiempo de paso en el que se está alfabetizado y no alfabetizado a la vez, propicia evidenciar un proceso en curso rumbo a la posición letrada, abordaje que lleva en cuenta la singularidad y el deseo en el proceso de letramiento.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Estados Unidos: Arizona State University, 2017. Vol. 25, n. 99 (sept 2017), p. 1-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectTiempoes
dc.subjectAlfabetizaciónes
dc.subjectPsicoanálisises
dc.subjectLenguajees
dc.titleA cor do tempo no andamento das letras : notas entre o preto e o branco na passagem da oralidade ao letramentopt_BR
dc.title.alternativeThe color of time on the progression of letters : notes between black and white on the passage from orality to literacyen
dc.title.alternativeEl color del tiempo en el progreso de las letras : notas entre el blanco y el negroes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001073199pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


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