Listar Tesinas Educación del Campo por fecha de publicación
Mostrando ítems 1-20 de 95
-
A contribuição do curtume da pele do peixe para a sustentabilidade no município de Balneário Pinhal
(2018) [Tesinas de grado]O presente trabalho de pesquisa apresenta alguns conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade e Impacto Ambiental. Aspectos como, a preocupação na questão da gestão dos resíduos sólidos, líquidos e orgânicos ... -
O processo da reciclagem de garrafas PET no município de Osório/RS
(2018) [Tesinas de grado]No Brasil, temos a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a lei que estabelece diretrizes para os planos municipais e a maneira de como devem ser elaborados, como fiscalizações ambientais, medidas de educação ambiental ... -
A relevância e os usos da horta no ensino de ciências nas escolas do campo de Torres-RS
(2018) [Tesinas de grado]Esta pesquisa resulta do trabalho de conclusão de curso que foi realizado nas escolas da região de Torres, RS. Compreendendo a utilização da horta escolar como ferramenta pedagógica que possibilita uma modificação na visão ... -
Pedagogia da alternância : cartografando os sentidos do tempo na Licenciatura em Educação do Campo
(2018) [Tesinas de grado]Esta monografia tem como intencionalidade problematizar de que modo a concepção de tempo vem se atualizando no discurso da Pedagogia da Alternância, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo – UFRGS / CLN? E ... -
Visões de sustentabilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico – Viamão/RS
(2018) [Tesinas de grado]O presente artigo retrata as visões de sustentabilidade presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico, localizada na zona rural de Viamão-RS, no processo de implementação da proposta pedagógica “Projeto ... -
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Santo Antônio da Patrulha - RS
(2018) [Tesinas de grado]A presente pesquisa analisou o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Santo Antônio da Patrulha (SAP), RS, a partir de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo com questionários ... -
A aprendizagem significativa como suporte para interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza
(2018) [Tesinas de grado]O trabalho apresenta-se sob a ótica da aprendizagem significativa e da interdisciplinaridade e tem por objetivo apresentar, numa breve reflexão esses conceitos. Destaca, também, a importância do entendimento quanto a esses ... -
Percepções dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola do campo de Torres – RS
(2018) [Tesinas de grado]A EJA é a modalidade da educação de jovens e adultos (EJA) que os possibilita recuperarem o tempo de estudo que estiveram fora da escola, por isso pesquisamos sobre o que pensam os alunos de EJA que estudam nos anos finais ... -
Da escola que temos a escola que queremos : uma viagem pela Educação do Campo na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos
(2018) [Tesinas de grado]O presente estudo problematiza a percepção de estudantes da EJA sobre três questões: a) acerca de sua identidade (como sujeitos do campo ou não); b) acerca do meio em que estão inseridos (se reconhecem a cidade de Tramandaí ... -
Correntes agroecológicas : uma reflexão conceitual entre teorias e práticas
(2018) [Tesinas de grado]A produção de produtos orgânicos no Litoral Norte do RS, em especial no município de Osório, vem se acentuando com a adesão de produtores agrícolas tradicionais, que buscam uma nova perspectiva em relação aos seus métodos ... -
A contaminação das águas e a relação com os peixes da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí
(2018) [Tesinas de grado]A pesquisa foi realizada em meados de 2018, com o intuito de investigar as problemáticas relacionadas à oferta de pescado, na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, pois de acordo com alguns pescadores, esta quantidade tem ... -
Coletivo negro : Camélias de Torres
(2018) [Tesinas de grado]Este trabalho partiu de uma pesquisa ação, uma vez que seu autor é membro do coletivo pesquisado e buscou compreender como se constituiu este coletivo negro “Camélias de Torres”, bem como qual a sua importância para o ... -
O ensino da Matemática na perspectiva da Educação do Campo
(2018) [Tesinas de grado]Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa realizada com um grupo de professores de matemática, atuantes em escolas públicas da cidade de Tramandaí – RS, no intuito de verificar quais suas concepções sobre ... -
A interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza : o que pensam os professores do município de Cidreira
(2018) [Tesinas de grado]Este trabalho é o relato de uma pesquisa realizada nas Escolas Públicas do Município de Cidreira/RS – Litoral Norte. Tem por objetivo compreender o entendimento dos docentes de Ciências da Natureza sobre a interdisciplinaridade ... -
Da educação básica à universidade : alunos da LEDOC oriundos da EJA
(2018) [Tesinas de grado]A pesquisa apresentada no presente trabalho teve como foco principal fazer uma análise sobre as potencialidades e dificuldades de aprendizagens dos estudantes oriundos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, no ano de ... -
Plantas alimentícias não convencionais : um estudo de caso no município de Osório no Litoral Norte do Rio Grande do Sul
(2018) [Tesinas de grado]Muito se discute sobre alimento e alimentação e os processos produtivos, agroindustriais e comerciais de produtos tradicionais. Porém, ao longo dos últimos anos vem ganhando força em um ambiente paralelo as Plantas Alimentares ... -
Manual do professor : problematizando a relevância e os usos do livro didático no ensino de Ciências da Natureza
(2018) [Tesinas de grado]A presente pesquisa propõe a reflexão sobre a história, a importância e os usos do livro didático, a partir de pesquisa bibliográfica e a análise de dois Manuais do Professor de Ciências do 9° ano. O Jornadas Cie-Ciências, ... -
Gravidez no ambiente escolar : uma contribuição para repensar o ensino de Ciências
(2018) [Tesinas de grado]O presente estudo tem como temática investigada o ensino de ciências e a gravidez no ambiente escolar. O (des)conhecimento de métodos contraceptivos e a “escolha” pela gravidez durante o período escolar nos levou a pensar ... -
A etnobotânica Guarani Mbyá : um conhecimento ancestral um conhecimento ancestral
(2018) [Tesinas de grado]O presente artigo tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência da autora junto à Tekoá Pindó Mirim, Itapuã, na zona rural de Viamão/RS, local onde aconteceram as vivências para elaboração dos registros das plantas ... -
O clube de ciências do campo : caminhos para o diálogo dos saberes
(2018) [Tesinas de grado]Este trabalho apresenta o resultado da trajetória da minha formação acadêmica no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza, a partir da implementação do Clube de Ciências Saberes do Campo, um clube ...