O ensino da Matemática na perspectiva da Educação do Campo
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2018Author
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Graduation
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Abstract in Portuguese
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa realizada com um grupo de professores de matemática, atuantes em escolas públicas da cidade de Tramandaí – RS, no intuito de verificar quais suas concepções sobre a Educação Matemática do Campo a partir do ponto em que não tiveram contato com essa temática em seus tempos de formação inicial e uma vez que atendem, em atividades docentes, os povos do campo. Assim, essa pesquisa teve como tema: O ensino da Matemática na perspectiva da Educ ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa realizada com um grupo de professores de matemática, atuantes em escolas públicas da cidade de Tramandaí – RS, no intuito de verificar quais suas concepções sobre a Educação Matemática do Campo a partir do ponto em que não tiveram contato com essa temática em seus tempos de formação inicial e uma vez que atendem, em atividades docentes, os povos do campo. Assim, essa pesquisa teve como tema: O ensino da Matemática na perspectiva da Educação do Campo. E, como Objetivo Geral: Provocar discussões acerca do Ensino da Matemática do Campo através de entrevistas e observações com um grupo de professores de matemática, lotados em escolas de Ensino Fundamental na rede municipal de Tramandaí/RS. O estudo justificou-se pelo fato de que os resultados da educação do campo, apesar de todos os seus projetos, continuam insatisfatórios, percebendo-se a necessidade de mudança no âmbito educacional. Metodologicamente a pesquisa foi submetida a uma abordagem qualitativa, com realização de entrevista, aplicação de questionário contendo três perguntas, aplicadas a seis professores de matemática pertencentes à rede municipal e estadual daquela localidade. Como resultado, foi possível perceber que a matemática desenvolvida no município de Tramandaí não contempla a realidade cultural e, muito menos possui perspectiva para uma educação do campo. Por isso, necessário se faz a valorização do povo do campo enquanto sujeitos inseridos no seu espaço cultural. Além disso, evidencia-se que é possível desenvolver práticas pedagógicas articuladas ao cotidiano daqueles alunos e, que se faz importante, troca de conhecimentos entre professores, alunos e sociedade. ...
Abstract
This paper concludes a research carried out with a group of teachers of mathematics, working in public schools in the city of Tramandaí - RS, in order to verify their conceptions about Mathematical Education of the Field from the point where they did not have contact with this theme in their times of initial formation and once they attend, in teaching activities, the rural people. Thus, this research had as its theme: The teaching of Mathematics in the perspective of Field Education. And, as a ...
This paper concludes a research carried out with a group of teachers of mathematics, working in public schools in the city of Tramandaí - RS, in order to verify their conceptions about Mathematical Education of the Field from the point where they did not have contact with this theme in their times of initial formation and once they attend, in teaching activities, the rural people. Thus, this research had as its theme: The teaching of Mathematics in the perspective of Field Education. And, as a General Objective: To provoke discussions about the Teaching of Mathematics of the Field through interviews and observations with a group of mathematics teachers, crowded in elementary schools in the municipal network of Tramandaí / RS. The study was justified by the fact that the results of the education of the field, despite all its projects, remain unsatisfactory, perceiving the necessity of change in the educational scope. Methodologically, the research was submitted to a qualitative approach, with interview, questionnaire application containing three questions, applied to six mathematics teachers belonging to the municipal and state network of that locality. As a result, it was possible to perceive that the mathematics developed in the municipality of Tramandaí does not contemplate the cultural reality and, much less has perspective for an education of the field. Therefore, it is necessary to value the rural people as subjects inserted in their cultural space. In addition, it is evident that it is possible to develop pedagogical practices articulated to the daily life of those students and, that becomes important, exchanges of knowledge between teachers, students and society. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura.
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