Comunicação não-violenta e processos circulares : uma experiência escolar
dc.contributor.advisor | Marques, Luciana Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.author | Faller, Elisa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-25T02:55:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181450 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desse estudo é investigar como os processos circulares de construção de paz e as práticas da comunicação não-violenta podem se expressar no espaço escolar, refletindo sobre as suas potencialidades e fragilidades; e a forma como influenciam as relações estabelecidas entre os sujeitos que constituem esse ambiente. Utilizei a etnografia como inspiração para a metodologia e as observações participantes como ferramenta. Foram três meses de observações na escola municipal Heitor Villa-Lobos, onde começaram a ser desenvolvidas algumas novas abordagens de métodos escolares, principalmente nas formas de comunicação. A partir dessa investigação, foram produzidos registros em um diário de campo, os quais são utilizados como base das reflexões e análises desse trabalho. Com essas metodologias em curso na escola, foi possível identificar mudanças na prática pedagógica das professoras que participaram mais ativamente do grupo de estudos de comunicação não-violenta e foram criadas alternativas no manejo de conflitos e nas questões relativas à comunicação entre os indivíduos que trabalham na escola. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Etnografia | pt_BR |
dc.subject | Conflito | pt_BR |
dc.title | Comunicação não-violenta e processos circulares : uma experiência escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001074844 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1399)