Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMarques, Luciana Fernandespt_BR
dc.contributor.authorFaller, Elisapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-25T02:55:11Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181450pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo é investigar como os processos circulares de construção de paz e as práticas da comunicação não-violenta podem se expressar no espaço escolar, refletindo sobre as suas potencialidades e fragilidades; e a forma como influenciam as relações estabelecidas entre os sujeitos que constituem esse ambiente. Utilizei a etnografia como inspiração para a metodologia e as observações participantes como ferramenta. Foram três meses de observações na escola municipal Heitor Villa-Lobos, onde começaram a ser desenvolvidas algumas novas abordagens de métodos escolares, principalmente nas formas de comunicação. A partir dessa investigação, foram produzidos registros em um diário de campo, os quais são utilizados como base das reflexões e análises desse trabalho. Com essas metodologias em curso na escola, foi possível identificar mudanças na prática pedagógica das professoras que participaram mais ativamente do grupo de estudos de comunicação não-violenta e foram criadas alternativas no manejo de conflitos e nas questões relativas à comunicação entre os indivíduos que trabalham na escola.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.titleComunicação não-violenta e processos circulares : uma experiência escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001074844pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem