Comunicação não-violenta e processos circulares : uma experiência escolar
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo desse estudo é investigar como os processos circulares de construção de paz e as práticas da comunicação não-violenta podem se expressar no espaço escolar, refletindo sobre as suas potencialidades e fragilidades; e a forma como influenciam as relações estabelecidas entre os sujeitos que constituem esse ambiente. Utilizei a etnografia como inspiração para a metodologia e as observações participantes como ferramenta. Foram três meses de observações na escola municipal Heitor Villa-Lobo ...
O objetivo desse estudo é investigar como os processos circulares de construção de paz e as práticas da comunicação não-violenta podem se expressar no espaço escolar, refletindo sobre as suas potencialidades e fragilidades; e a forma como influenciam as relações estabelecidas entre os sujeitos que constituem esse ambiente. Utilizei a etnografia como inspiração para a metodologia e as observações participantes como ferramenta. Foram três meses de observações na escola municipal Heitor Villa-Lobos, onde começaram a ser desenvolvidas algumas novas abordagens de métodos escolares, principalmente nas formas de comunicação. A partir dessa investigação, foram produzidos registros em um diário de campo, os quais são utilizados como base das reflexões e análises desse trabalho. Com essas metodologias em curso na escola, foi possível identificar mudanças na prática pedagógica das professoras que participaram mais ativamente do grupo de estudos de comunicação não-violenta e foram criadas alternativas no manejo de conflitos e nas questões relativas à comunicação entre os indivíduos que trabalham na escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1399)
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