Mário e o barroco
Visualizar/abrir
Data
1994Tipo
Assunto
Resumo
Estuda-se um dos eixos da teoria marioandradina sobre o Brasil, o barroco, a partir de quatro crônicas publicadas em 1920. Nelas, Mário de Andrade enfoca a arquitetura, a escultura e a pintura, reconhecendo a especificidade e riqueza da criação mineira. Desta, destaca o Aleijadinho, trabalhando a função social como critério para reconhecer no escultor e melhor expressão do gênio nacional. Conclui-se que, naquele momento, o pensamento crítico de Mário de Andrade associa barroco, nacionalismo e c ...
Estuda-se um dos eixos da teoria marioandradina sobre o Brasil, o barroco, a partir de quatro crônicas publicadas em 1920. Nelas, Mário de Andrade enfoca a arquitetura, a escultura e a pintura, reconhecendo a especificidade e riqueza da criação mineira. Desta, destaca o Aleijadinho, trabalhando a função social como critério para reconhecer no escultor e melhor expressão do gênio nacional. Conclui-se que, naquele momento, o pensamento crítico de Mário de Andrade associa barroco, nacionalismo e cultura alemã, abrindo espaço para a valorização do nosso patrimônio histórico. ...
Contido em
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo. N. 36 (1994), p. 47-65
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License