Mário e o barroco
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Date
1994Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Estuda-se um dos eixos da teoria marioandradina sobre o Brasil, o barroco, a partir de quatro crônicas publicadas em 1920. Nelas, Mário de Andrade enfoca a arquitetura, a escultura e a pintura, reconhecendo a especificidade e riqueza da criação mineira. Desta, destaca o Aleijadinho, trabalhando a função social como critério para reconhecer no escultor e melhor expressão do gênio nacional. Conclui-se que, naquele momento, o pensamento crítico de Mário de Andrade associa barroco, nacionalismo e c ...
Estuda-se um dos eixos da teoria marioandradina sobre o Brasil, o barroco, a partir de quatro crônicas publicadas em 1920. Nelas, Mário de Andrade enfoca a arquitetura, a escultura e a pintura, reconhecendo a especificidade e riqueza da criação mineira. Desta, destaca o Aleijadinho, trabalhando a função social como critério para reconhecer no escultor e melhor expressão do gênio nacional. Conclui-se que, naquele momento, o pensamento crítico de Mário de Andrade associa barroco, nacionalismo e cultura alemã, abrindo espaço para a valorização do nosso patrimônio histórico. ...
In
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo. N. 36 (1994), p. 47-65
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