Entre abas : processos de enunciação em rede
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A aba de navegação é um universo de enunciação e constituição discursiva, cenário do agir e estar do sujeito em distintos espaços sociais no mundo digital. A territorialização nas abas constitui o universo das relações éticas e políticas emergentes das interações sociais. Partindo desta propositura, trazemos um estudo que tem como meta investigar os processos de enunciação que se estabelecem no mundo digital, visando analisar as formas como educadores enunciam e assumem posições sócio-enunciati ...
A aba de navegação é um universo de enunciação e constituição discursiva, cenário do agir e estar do sujeito em distintos espaços sociais no mundo digital. A territorialização nas abas constitui o universo das relações éticas e políticas emergentes das interações sociais. Partindo desta propositura, trazemos um estudo que tem como meta investigar os processos de enunciação que se estabelecem no mundo digital, visando analisar as formas como educadores enunciam e assumem posições sócio-enunciativas nas abas que territorializam. Metodologicamente, embora, essencialmente, centre-se no dialogismo como posição filosófica-enunciativa, esta pesquisa faz, durante seu percurso, certas aproximações dos pressupostos da área de estudos da Comunicação Mediada pelo Computador; de pressupostos da ciência das redes e da ARS (Análise de Redes Sociais). Os dados analisados são resultantes dos enunciados emergentes do discurso de educadores, advindos de comunidades virtuais no site de rede social Facebook. Os enunciados são considerados relacionados às suas conexões responsivas com outros enunciados que os antecedem e /ou os seguem, e na correlação com os espaços onde se produzem. Como forma de constituir a rede representativa destas relações, e analisá-las a partir do seu grau de conexão, adotou-se o software Pajek - software de código aberto - que possibilita visualização e análise de grandes redes, e como métrica analisou-se a centralidade dos constituintes da rede enunciativa. A rede enunciativa formada foi analisada em duas perspectivas: da ARS, e de pressupostos bakhtinianos. Em nosso trajetar as principais descobertas nos levaram a perceber que o processo discursivo, em sua configuração, ou seja, na materialização por meio de enunciados, sofre efeitos da interface, assim como também lhe causa impacto. Que o enunciado produzido pelos educadores tem caráter autobiográfico acentuado e as relações dialógicas se estabelecem e circulam por distintos espaços, sendo seu encadeamento decorrente das ações de comentar e curtir. No âmbito das posições sócio-enunciativas, identificou-se que são múltiplas e não se apresentam de modo alternado, tampouco se configuram como partes isoladas e independentes de um todo. As posições sócio-enunciativas, neste caso, vão instituindo acabamentos provisórios ao si discursivo. Este estudo compreende que pode trazer contribuições ao campo das pesquisas em ciências humanas, e aos estudos dos processos de enunciação no contexto digital; contemplando um dos direcionamentos da linha de pesquisa Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que tem como objetivo investigar os efeitos das interfaces digitais em diferentes campos empíricos. ...
Abstract
The navigation tab is a universe of enunciation and discursive constitution, scenery of the subject's acting and being in different social spaces in the digital world. Territorialisation in the tabs constitutes the universe of ethical and political relations emerging from social interactions. Starting from this proposition, we present a study that aims to investigate the processes of enunciation that are established in the digital world, aiming to analyze the ways in which educators enunciate a ...
The navigation tab is a universe of enunciation and discursive constitution, scenery of the subject's acting and being in different social spaces in the digital world. Territorialisation in the tabs constitutes the universe of ethical and political relations emerging from social interactions. Starting from this proposition, we present a study that aims to investigate the processes of enunciation that are established in the digital world, aiming to analyze the ways in which educators enunciate and assume socio-enunciative positions in the tabs that territorialize. Methodologically, while essentially focusing on dialogism as a philosophical-enunciative position, this research makes, during its course, certain approximations of the assumptions of the area of study of Computer-Mediated Communication; of assumptions of the science of the networks and of the SNA (Social Networks Analysis). The data analyzed are the result of the emergent statements of the educators' discourse, coming from virtual communities on the social networking site Facebook. The statements are considered to be related to their responsive connections with other statements that precede and / or follow them, and in the correlation with the spaces where they are produced. As a way to form the representative network of these relations, and to analyze them from their degree of connection, Pajek software - open source software that allows visualization and analysis of large networks - was adopted, and, as a metric, centrality of the constituents of the enunciative network was analyzed. The enunciative network formed was analyzed in two perspectives: SNA, and Bakhtinian assumptions. In our trajectory the main discoveries led us to realize that the discursive process, in its configuration, that is, in materialization through statements, has effects of the interface, as well as its impact. That the statement produced by the educators has an accentuated autobiographical character and the dialogic relations are established and circulate through different spaces and its linkage derives from the actions of comment and enjoyment. In the context of socio-enunciative positions, it has been identified that they are multiple and do not present themselves in an alternate way, nor do they form as isolated and independent parts of a whole. The socio-enunciative positions, in this case, are instituting provisional finishes for the yourself discursive. This study understands that it can contribute to the field of research in human sciences, and to the study of the processes of enunciation in the digital context, contemplating one of the directives of the research line Digital Interfaces in Education, Art, Language and Cognition of the Graduate Program in Computer Science in Education of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), whose objective is to investigate the effects of digital interfaces in different empirical fields. ...
Resumen
La solapa de navegación es un universo de enunciación y constitución discursiva, escenario del actuar y estar del sujeto en distintos espacios sociales en el mundo digital. La territorialización en las alas constituye el universo de las relaciones éticas y políticas emergentes de las interacciones sociales. A partir de esta proposición, traemos un estudio que tiene como meta investigar los procesos de enunciación que se establecen en el mundo digital, buscando analizar las formas como educadore ...
La solapa de navegación es un universo de enunciación y constitución discursiva, escenario del actuar y estar del sujeto en distintos espacios sociales en el mundo digital. La territorialización en las alas constituye el universo de las relaciones éticas y políticas emergentes de las interacciones sociales. A partir de esta proposición, traemos un estudio que tiene como meta investigar los procesos de enunciación que se establecen en el mundo digital, buscando analizar las formas como educadores enuncian y asumen posiciones socio-enunciativas en las abas que territorializan. Metodológicamente, aunque, esencialmente, se centra en el dialogismo como posición filosófica-enunciativa, esta investigación hace, durante su recorrido, ciertas aproximaciones de los presupuestos del área de estudios de la Comunicación Mediada por el Ordenador; de los supuestos de la ciencia de las redes y de la ARS (Análisis de Redes Sociales). Los datos analizados son resultado de los enunciados emergentes del discurso de educadores, provenientes de comunidades virtuales en el sitio de la red social Facebook. Los enunciados se consideran relacionados con sus conexiones responsivas con otros enunciados que los anteceden y / o los siguen, y en la correlación con los espacios donde se producen. Como forma de constituir la red representativa de estas relaciones, y analizarlas a partir de su grado de conexión, se adoptó el software Pajek - software de código abierto - que posibilita visualización y análisis de grandes redes, y cómo métrica se analizó centralidad de los constituyentes de la red enunciativa. La red enunciativa formada fue analizada en dos perspectivas: de la ARS, y de supuestos bakhtinianos. En nuestro trayecto los principales descubrimientos nos llevaron a percibir que el proceso discursivo, en su configuración, o sea, en la materialización por medio de enunciados, sufre efectos de la interfaz, así como también le causa impacto. Que el enunciado producido por los educadores tiene carácter autobiográfico acentuado y las relaciones dialógicas se establecen y circulan por distintos espacios, siendo su encadenamiento resultante de las acciones de comentar y de disfrutar. En el ámbito de las posiciones socio-enunciativas, se identificó que son múltiples y no se presentan de modo alternado, tampoco se configuran como partes aisladas e independientes de un todo. Las posiciones socio-enunciativas, en este caso, van instituyendo acabados provisionales al mismo discursivo. Este estudio comprende que puede aportar contribuciones al campo de las investigaciones en ciencias humanas, ya los estudios de los procesos de enunciación en el contexto digital; que contempla uno de los direccionamientos de la línea de investigación Interfaces Digitales en Educación, Arte, Lenguaje y Cognición del Programa de Postgrado en Informática en la Educación de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) que tiene como objetivo investigar los efectos de las interfaces digitales en diferentes campos empíricos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)Informática na Educação (322)
Este item está licenciado na Creative Commons License