O jornalismo e a ciência na revista Ciência Hoje das Crianças (1986-2016)
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa investiga a revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), em suas edições do período de 1986 a 2016, com o objetivo de apurar como a ciência é apresentada ao público infantil, tendo em vista áreas de conhecimento, agentes, temas e critérios de seleção de notícias. A CHC é um periódico de divulgação científica brasileiro fundado em 1986, especializado na temática científica e segmentado para crianças de 9 a 12 anos. Foram investigados elementos do projeto editorial e projeto gráfico, a par ...
A pesquisa investiga a revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), em suas edições do período de 1986 a 2016, com o objetivo de apurar como a ciência é apresentada ao público infantil, tendo em vista áreas de conhecimento, agentes, temas e critérios de seleção de notícias. A CHC é um periódico de divulgação científica brasileiro fundado em 1986, especializado na temática científica e segmentado para crianças de 9 a 12 anos. Foram investigados elementos do projeto editorial e projeto gráfico, a partir das bases teóricas do jornalismo com foco no jornalismo científico e no jornalismo infantil, considerando especificidades do jornalismo de revista. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de conteúdo de corpus composto dos exemplares dos anos de 1987, 1996, 2006 e 2016, totalizando 38 edições, tendo como unidades de análise as capas e as reportagens principais As informações apuradas apontam para a intenção da CHC de levar aos leitores informações sobre ciência através de um jornalismo leve e atrativo, valorizado por opções editoriais (temáticas curiosas e familiares, destaque à imagem, informalidade) e componentes gráficos (uso de ilustrações e outros recursos em cores), características herdadas do jornalismo infantil. Já nos critérios para seleção de assuntos e estratégias de produção do texto se evidenciam as características do jornalismo científico. O conjunto da produção é valorizado pelas características próprias do jornalismo de revista, que não se revela apenas por propriedades como formato, periodicidade e portabilidade, mas também pela prerrogativa de produzir sentidos provocando a sinestesia e estabelecendo vínculo emocional. Através de textos verbais e imagens visuais, a CHC propaga uma visão da ciência como divertida, integrada ao dia a dia, atividade prática, sistematizadora e integradora de conhecimentos, consensual, autônoma e independente de contexto social, econômico ou político. ...
Abstract
The research investigates the Brazilian magazine Ciência Hoje das Crianças (CHC), from 1986 to 2016, with the objective to observe how science is presented to children, taking into account areas of knowledge, agents, themes and criteria for selection of news. CHC is a Brazilian scientific magazine, first published in 1986. It´s specialized in scientific theme and aimed at children from 9 to 12 years. Elements of the editorial project and graphic design were investigated, based on the theoretica ...
The research investigates the Brazilian magazine Ciência Hoje das Crianças (CHC), from 1986 to 2016, with the objective to observe how science is presented to children, taking into account areas of knowledge, agents, themes and criteria for selection of news. CHC is a Brazilian scientific magazine, first published in 1986. It´s specialized in scientific theme and aimed at children from 9 to 12 years. Elements of the editorial project and graphic design were investigated, based on the theoretical bases of Journalism (Scientific Journalism and Journalism for children) and Magazine Journalism. The methodological procedures included bibliographic and documental research and content analysis of the corpus composed of the years 1987, 1996, 2006 and 2016, totaling 38 editions, analyzed through their covers and main reports. We concluded that CHC intends to provide readers with information about science through attractive journalism, valued by editorial options (curious and familiar themes, featured images, informality) and graphic components (color printing, illustration of quality), characteristics of journalism for children. As for the criteria for selection of subjects and strategies of production of the text, the characteristics of Scientific Journalism are evidenced, and the the whole set is valued by the characteristics of Magazine Journalism. This isn’t only revealed by characteristics such as format, periodicity and portability, but also by the prerogative to produce meanings provoking synesthesia and establishing emotional bond. CHC propagates, through text and image, a vision of science as fun, integrated to day-by-day, a practical activity, systematizing and integrating knowledge, consensual and autonomous and independent of social, economic or political contexts. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6097)Comunicação e Informação (601)
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