A necessidade do ser humano consumir : um estudo sob a ótica da psicanálise
Visualizar/abrir
Data
2017Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do ser humano como consumidor. Verificar, dentro da esfera da psicologia e, mais profundamente, na ótica da psicanálise, o que leva o ser humano a consumir em grandes escalas, tanto para se sentir parte de um determinado grupo e se inserir na sociedade, quanto para satisfazer suas necessidades internas, para alcançar certo ponto de felicidade. Para análise dos comportamentos, far-se-á um estudo, na ótica da psicanálise, de como o homem co ...
Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do ser humano como consumidor. Verificar, dentro da esfera da psicologia e, mais profundamente, na ótica da psicanálise, o que leva o ser humano a consumir em grandes escalas, tanto para se sentir parte de um determinado grupo e se inserir na sociedade, quanto para satisfazer suas necessidades internas, para alcançar certo ponto de felicidade. Para análise dos comportamentos, far-se-á um estudo, na ótica da psicanálise, de como o homem consumidor utiliza um objeto para se satisfazer. Em um segundo momento, analisa-se quem é o consumidor; além de fazer uma breve análise acerca do consumo versus o consumismo, com base nos estudos realizados por Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, dentre outros. ...
Abstract
This work h aims to analyze the behavior of the human being as a consumer. To verify, within the sphere of psychology and, more deeply, in the perspective of psychoanalysis, what leads the human being to consume on a large scale, both to being part of a particular group and to enter into society, as well as to satisfy their internal needs, to reach a certain point of happiness. For the analysis of the behaviors, a study will be made, in the perspective of psychoanalysis, of how the consumer man ...
This work h aims to analyze the behavior of the human being as a consumer. To verify, within the sphere of psychology and, more deeply, in the perspective of psychoanalysis, what leads the human being to consume on a large scale, both to being part of a particular group and to enter into society, as well as to satisfy their internal needs, to reach a certain point of happiness. For the analysis of the behaviors, a study will be made, in the perspective of psychoanalysis, of how the consumer man uses an object to satisfy himself. In a second moment, one analyzes who the consumer is; In addition to making a brief analysis of consumption versus consumerism, based on the studies carried out by Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, among others. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Direito. Curso de especialização em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License