Projeto de ensino para aulas de língua portuguesa : diálogos entre a roda de capoeira, a poesia e a crônica
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A arte da Capoeira se manifesta de diversas maneiras: canção, música, teatro, dança, luta, jogo. Assim, pode ser considerada um objeto de estudo interdisciplinar. Além disso, há diversas manifestações textuais que abordam essa temática de maneira dialógica: canção, crônica, conto, romance, poesia. Portanto, essa arte de ascendência africana é um elemento rico para o desenvolvimento de letramento. O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto pedagógico para aulas de ciências da linguag ...
A arte da Capoeira se manifesta de diversas maneiras: canção, música, teatro, dança, luta, jogo. Assim, pode ser considerada um objeto de estudo interdisciplinar. Além disso, há diversas manifestações textuais que abordam essa temática de maneira dialógica: canção, crônica, conto, romance, poesia. Portanto, essa arte de ascendência africana é um elemento rico para o desenvolvimento de letramento. O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto pedagógico para aulas de ciências da linguagem com a Capoeira como eixo temático. A partir do estudo de canções de Capoeira, poemas e crônicas que dialogam com o universo dessa arte é possível desenvolver a compreensão crítica sobre o tema, o letramento e a fruição da arte. O viés metodológico adotado é o da pedagogia de projetos (HERNANDEZ, 2004). Apresenta-se o planejamento de um projeto de ensino e discutem-se diálogos possíveis entre a Capoeira, poemas, canções e crônicas tendo em vista oferecer subsídios para aprendizagens interdisciplinares (SCHLATTER; GARCEZ, 2012). Buscou-se dialogar com vozes de mestras e mestres de Capoeira, por meio de entrevistas, vídeos, depoimentos e de trabalhos acadêmicos de ordem etnográfica. O conceito de letramento literomusical (COELHO DE SOUZA, 2015) foi utilizado para aproximar as letras de canções com elementos exógenos que contribuem para a compreensão de sentidos. Este trabalho contribui para o debate sobre o ensino por projetos e sobre abordagens de ensino interdisciplinares, buscando promover diálogos entre repertórios valorizados na e fora da escola. ...
Abstract
The art of Capoeira is manifested in many ways: songs, music, theater, dance, fight, game. Thus, it may be considered as an interdisciplinary object of study. Moreover, there are plenty textual manifestations that approach this theme dialogically: song, chronicle, short story, novel, poetry. Therefore, this art of African ancestry is a rich element for literacy development. The goal of this work is to propose a pedagogical project about Capoeira for language classes. By means of the study of Ca ...
The art of Capoeira is manifested in many ways: songs, music, theater, dance, fight, game. Thus, it may be considered as an interdisciplinary object of study. Moreover, there are plenty textual manifestations that approach this theme dialogically: song, chronicle, short story, novel, poetry. Therefore, this art of African ancestry is a rich element for literacy development. The goal of this work is to propose a pedagogical project about Capoeira for language classes. By means of the study of Capoeira songs, poems and chronicles that dialogue with the universe of this art, it is possible to foster critical comprehension on the theme, literacy and the fruition of the art. The methodological approach adopted is Project Based Learning (HERNANDEZ, 2004). The planning of a teaching project is presented and possible dialogues between Capoeira and poems, songs and chronicles are discussed in order to promote interdisciplinary learning (SCHLATTER; GARCEZ, 2012). Voices of Capoeira masters are present in the work, by means of interviews, videos, testimonies and of ethnographic academic papers. The concept of literomusical literacy (COELHO DE SOUZA, 2015) was used to approach the song lyrics to exogenous elements that may contribute to understand their meanings. This work contributes to the debate on Project Based Learning and on interdisciplinary teaching approaches, aiming at promoting dialogues between repertoires valued in and out of school. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License