Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Lucas da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-05-25T11:11:10Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178754pt_BR
dc.description.abstractA arte da Capoeira se manifesta de diversas maneiras: canção, música, teatro, dança, luta, jogo. Assim, pode ser considerada um objeto de estudo interdisciplinar. Além disso, há diversas manifestações textuais que abordam essa temática de maneira dialógica: canção, crônica, conto, romance, poesia. Portanto, essa arte de ascendência africana é um elemento rico para o desenvolvimento de letramento. O presente trabalho tem por objetivo propor um projeto pedagógico para aulas de ciências da linguagem com a Capoeira como eixo temático. A partir do estudo de canções de Capoeira, poemas e crônicas que dialogam com o universo dessa arte é possível desenvolver a compreensão crítica sobre o tema, o letramento e a fruição da arte. O viés metodológico adotado é o da pedagogia de projetos (HERNANDEZ, 2004). Apresenta-se o planejamento de um projeto de ensino e discutem-se diálogos possíveis entre a Capoeira, poemas, canções e crônicas tendo em vista oferecer subsídios para aprendizagens interdisciplinares (SCHLATTER; GARCEZ, 2012). Buscou-se dialogar com vozes de mestras e mestres de Capoeira, por meio de entrevistas, vídeos, depoimentos e de trabalhos acadêmicos de ordem etnográfica. O conceito de letramento literomusical (COELHO DE SOUZA, 2015) foi utilizado para aproximar as letras de canções com elementos exógenos que contribuem para a compreensão de sentidos. Este trabalho contribui para o debate sobre o ensino por projetos e sobre abordagens de ensino interdisciplinares, buscando promover diálogos entre repertórios valorizados na e fora da escola.pt_BR
dc.description.abstractThe art of Capoeira is manifested in many ways: songs, music, theater, dance, fight, game. Thus, it may be considered as an interdisciplinary object of study. Moreover, there are plenty textual manifestations that approach this theme dialogically: song, chronicle, short story, novel, poetry. Therefore, this art of African ancestry is a rich element for literacy development. The goal of this work is to propose a pedagogical project about Capoeira for language classes. By means of the study of Capoeira songs, poems and chronicles that dialogue with the universe of this art, it is possible to foster critical comprehension on the theme, literacy and the fruition of the art. The methodological approach adopted is Project Based Learning (HERNANDEZ, 2004). The planning of a teaching project is presented and possible dialogues between Capoeira and poems, songs and chronicles are discussed in order to promote interdisciplinary learning (SCHLATTER; GARCEZ, 2012). Voices of Capoeira masters are present in the work, by means of interviews, videos, testimonies and of ethnographic academic papers. The concept of literomusical literacy (COELHO DE SOUZA, 2015) was used to approach the song lyrics to exogenous elements that may contribute to understand their meanings. This work contributes to the debate on Project Based Learning and on interdisciplinary teaching approaches, aiming at promoting dialogues between repertoires valued in and out of school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCapoeiraen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade e ensinopt_BR
dc.subjectPortuguese and literature teachingen
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectCapoeira songsen
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectLetramento literomusicalpt_BR
dc.subjectProjeto de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleProjeto de ensino para aulas de língua portuguesa : diálogos entre a roda de capoeira, a poesia e a crônicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001066506pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples